Startup Barte estreia com captação de mais de R$ 6,5 milhões

0

As pequenas e médias empresas brasileiras enfrentam um constante problema na gestão do seu fluxo de caixa. Processos manuais e pouco poder de barganha levam empresas com muito potencial a uma realidade difícil, em que os seus clientes pagam a prazo, mas os fornecedores cobram à vista. Para piorar, o acesso a capital é restrito.

Para apoiar as PMEs nesse problema, a recém-lançada Barte chega ao mercado com uma plataforma que alia automação de pagamentos B2B a soluções financeiras integradas.

"As PMEs usam soluções fragmentadas para um mesmo problema. Os processos de cobranças, pagamentos, gestão e tomada de crédito são partes de um só tema: fluxo de caixa. O que construímos é uma plataforma que automatiza esses processos e usa os dados para facilitar acesso a capital. Só assim você otimiza caixa por todas as pontas", explica Caetano Lacerda, CEO da Barte.

Com essa proposta de valor, a Barte atraiu investidores como VentureFriends, Global Founders Capital (GFC) e Flash Ventures em uma rodada pre-seed em que captou mais de R$ 6,5 milhões no final de 2021.

Bagagem

A Barte nasceu com a união das experiências do português Caetano Lacerda e do brasileiro Raphael Dyxklay. Lacerda construiu sua carreira no mercado financeiro em Londres, onde atuou no Deutsche Bank e, posteriormente, na deep tech Tractable, que hoje já se tornou unicórnio.

Ao se mudar para o Brasil, o executivo percebeu os problemas de liquidez e gestão de processos que as PMEs enfrentavam – e para o qual o mercado ainda não tinha uma solução. Foi quando conheceu Dyxklay, que possuía uma bagagem complementar a sua (background em gestão de produtos em cases do mercado brasileiro, com passagens de destaque em empresas como Creditas, Loft e Olist).

Após o aporte de investimento, os sócios mergulharam a fundo no desenvolvimento da startup a fim de compreender quem era o seu cliente e nicho de mercado ideal. Depois de formar o time inicial, a Barte lançou a sua versão beta em fevereiro deste ano e abriu a operação há cerca de três meses – iniciando com os módulos de Contas a Receber e Receita Antecipada.

Expectativas

Neste momento, a plataforma já conta com mais de 2 mil empresas transacionando e construindo uma primeira safra de operações financeiras. A partir da validação do produto, serão criados veículos específicos de financiamento.

O gigantesco potencial desse mercado reforça as expectativas positivas da Barte, que projeta crescer de 15 a 20 vezes nos próximos 12 meses.

A partir da validação do mercado, a expectativa é levantar uma nova rodada de investimentos com algumas apostas em mente: infraestrutura, desenvolvimento do produto e crescimento do time.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.