O Ministério das Comunicações planeja interligar até o fim do ano, por meio do serviço de transmissão de voz pela internet (VoIP) 3,2 mil pontos de presença do Serviço de Atendimento ao Cidadão do Governo Eletrônico, o Gesac (programa do governo federal para a universalização do acesso à internet), distribuídos por aproximadamente 2 mil municípios.
O objetivo do ministério com a ação é oferecer uma alternativa às famílias que não dispõem de linha telefônica em casa e também fortalecer a comunicação entre os usuários do Gesac e deles com o ministério. Esse recurso deverá, ainda, facilitar o acompanhamento do programa. Para tal, o site do Gesac (www.idbrasil.org.br) coloca à disposição o programa Softphone. A iniciativa prevê também a distribuição de telefones IP, aparelhos com interface Ethernet com a rede Gesac, e adaptadores de telefone analógico (ATA). Só em agosto foram entregues 525 desses aparelhos.
?Com a convergência digital, tudo vai virar IP, e a voz sobre o protocolo de internet já é realidade no Gesac?, comemora o consultor para inclusão digital do Ministério das Comunicações, Benedito Medeiros.
Em Pernambuco, menos da metade das residências possuem telefone, revela a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2004. No distrito de Bonança, município de Moreno (PE), a realidade é semelhante. E o VoIP está em uso na escola Maria do Céu Bandeira, onde funciona ponto de presença do Gesac.