Gesac adota softphone para permitir ligações no interior do país

0

O Ministério das Comunicações planeja interligar até o fim do ano, por meio do serviço de transmissão de voz pela internet (VoIP) 3,2 mil pontos de presença do Serviço de Atendimento ao Cidadão do Governo Eletrônico, o Gesac (programa do governo federal para a universalização do acesso à internet), distribuídos por aproximadamente 2 mil municípios.

O objetivo do ministério com a ação é oferecer uma alternativa às famílias que não dispõem de linha telefônica em casa e também fortalecer a comunicação entre os usuários do Gesac e deles com o ministério. Esse recurso deverá, ainda, facilitar o acompanhamento do programa. Para tal, o site do Gesac (www.idbrasil.org.br) coloca à disposição o programa Softphone. A iniciativa prevê também a distribuição de telefones IP, aparelhos com interface Ethernet com a rede Gesac, e adaptadores de telefone analógico (ATA). Só em agosto foram entregues 525 desses aparelhos.

?Com a convergência digital, tudo vai virar IP, e a voz sobre o protocolo de internet já é realidade no Gesac?, comemora o consultor para inclusão digital do Ministério das Comunicações, Benedito Medeiros.

Em Pernambuco, menos da metade das residências possuem telefone, revela a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2004. No distrito de Bonança, município de Moreno (PE), a realidade é semelhante. E o VoIP está em uso na escola Maria do Céu Bandeira, onde funciona ponto de presença do Gesac.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.