Pesquisa global realizada pela Economist Intellingence Unit a pedido da AT&T mostrou que, em dois anos, metade ou mais da metade da receita de 42% das empresas virá de mercados fora da sua base doméstica.
Em termos de tecnologia de redes, o que viabiliza essa expansão a custos reduzidos é o protocolo IP. A maioria das empresas concorda que não poderia executar seus planos de expansão internacional sem o auxílio de avançadas tecnologias, em particular as redes baseadas no protocolo de internet.
A maior parte dos executivos brasileiros (45,9%) respondeu que as redes IP têm o papel mais crítico para garantir o fluxo contínuo de informações para gerentes sênior em importantes áreas de risco. Depois com 32,4% veio a resposta referente à monitoração contínua das atividades globais de logísticas como forma das empresas se precaverem contra interrupções na cadeia de suprimentos.
Dos executivos globais, 40% afirmou que pretende terceirizar a gestão de pelo menos parte de suas redes de comunicações. No Brasil esse percentual foi de 48,6%.
A pesquisa ouviu 497 executivos em todo o mundo e foi divulgada nesta quarta-feira, 19, em São Paulo.