Criada norma para garantir segurança a baterias de celulares

0

A Anatel publicou a resolução que aprova a norma para a certificação e homologação de baterias de lítio e carregadores utilizados em telefones celulares. As baterias e os carregadores, que antes eram analisados em conjunto com os telefones, passarão por teste específicos de segurança e qualidade. Entre eles, está o que permite avaliar a bateria quando submetida a ações que podem provocar elevação excessiva da temperatura, o que pode desencadear a explosão do material que compõe a célula de armazenamento de energia.

A expectativa é de que as novas regras ajudem a reduzir o comércio dos produtos de origem duvidosa. Com a norma, que afeta mais de 110 milhões de celulares, as baterias deverão portar um selo de segurança, para facilitar a identificação da origem pelo usuário. O selo trará a logomarca da Anatel e o número da homologação, que será um requisito obrigatório para o comércio do produto.

A nova norma também se refere à resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que disciplina o descarte e o gerenciamento ambientalmente adequado de baterias usadas. A Anatel mantém contato com a Associação Nacional das Operadoras de Celulares (Acel) para a elaboração de um procedimento de coleta, reciclagem e tratamento das baterias descartadas.

Para subsidiar a elaboração da resolução, servidores da Agência visitaram duas fábricas de baterias no Amazonas e uma em São Paulo e realizaram workshop com interessados, como a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec).

A norma, que se baseia em recomendações internacionais, como a do Comitê Eletrotécnico Internacional (IEC, na sigla em inglês), recebeu contribuições da sociedade em setembro de 2006. O Conselho Diretor da Anatel aprovou as novas regras em agosto. A resolução, sob o número 481, foi publicada na terça-feira (18/9) no Diário Oficial da União. Ela entra em vigor dentro de 150 dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.