A internet móvel nos Estados Unidos já tem uma grande e diversificada base de usuários para suportar o uso do marketing móvel em larga escala, de acordo com um estudo feito pela empresa de pesquisa Nielsen Mobile. O levantamento mostra que os usuários de web móvel têm 60% mais probabilidade aceitar publicidade em seus aparelhos do que os usuários de serviços móveis de dados.
De acordo com a Nielsen, a internet móvel já atingiu uma massa crítica como meio de publicidade nos EUA. Pesquisa da empresa constatou que, em maio, havia 40 milhões de usuários móveis da web ativos – cerca de 41% dos 95 milhões de usuários de serviços móveis de acesso à internet naquele país, embora ainda representem uma pequena fração dos 259 milhões de assinantes de serviços móveis de dados.
A pesquisa revela ainda que os EUA, Reino Unido e a Itália lideram em termos de penetração da internet móvel, com 15,6%, 12,9% e 11,9%, respectivamente dos usuários ativos, enquanto a Nova Zelândia (1,6%) e Indonésia (1%) têm as taxas mais baixas de penetração da web móvel.
Segundo a Nielsen, o número de assinantes pagos de internet móvel nos EUA aumentou 28% entre o primeiro trimestre do ano passado e mesmo período deste ano, saltando de 74 milhões para 95 milhões. Além disso, o número de visitantes únicos mensais aumentou 73% desde maio de 2006.
Um dado interessante da pesquisa é que 26% dos usuários de internet móvel naquele país disseram se lembrar de ter visto alguma forma de publicidade ao usar a web sem fio. Além disso, 23% desses usuários acreditam que verão mais publicidade móvel, e 32% disseram que estão abertos a receber esses anúncios em seus aparelhos se isso ajudar a baixar os preços de suas faturas mensais.