Porto Alegre amplia serviço de telemedicina por rede PLC

0

A Prefeitura de Porto Alegre inaugura na segunda-feira, 22, mais uma unidade do serviço móvel de telemedicina, na Lomba do Pinheiro, zona Leste da capital gaúcha. O atendimento será realizado no Centro de Saúde Lomba do Pinheiro, todas as quartas-feiras, quando serão oferecidos oito exames de ultrassonografias. Um veículo levará todo o equipamento, um técnico de informática e um médico residente que fará as imagens.

No posto, haverá uma sala com infra-estrutura de espera, onde os equipamentos serão instalados e os exames realizados. Inicialmente, o projeto contempla as usuárias da Unidade Básica de Saúde e PSF Panorama e dos PSF Viçosa, São Pedro, Lomba do Pinheiro, Herdeiros e Esmeralda.

A mobilidade possibilitará que gestantes de todas as regiões da cidade façam os exames em um posto perto de casa. A próxima região a ser contemplada com o serviço de telemedicina móvel é a Ilha da Pintada.

A telemedicina permite interação à distância entre profissionais da saúde e torna possível a realização remota de exames, discussões de casos e o monitoramento de pacientes à distância. O principal objetivo da iniciativa é reduzir a alta taxa de absenteísmo (pacientes que marcam o exame, em centros de saúde localizados na área central da cidade e não comparecem).

O serviço de telemedicina de Porto Alegre foi desenvolvido pela Procempa (Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Ceta-Senai, CEEE e Instituto de Informática da UFRGS, e opera desde abril deste ano no posto de saúde Macedônia, na Restinga.

Através da rede Power Line Communication (PLC), foi desenvolvido um serviço, com base na aplicação de telemedicina, que contribui para a redução do absenteísmo em exames de ultrassom obstétrico, o que viabiliza o diagnóstico e tratamento de complicações da gestação o mais cedo possível. Além disso, caiu de 40% para 10% a taxa de absenteísmo das gestantes, e o tempo médio de espera entre a solicitação e a realização do exame que era de até cinco meses hoje é de apenas 34 dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.