Terceira maior empresa de contact center no ranking latino americano do segmento e com forte presença no Brasil, a Atento elegeu as soluções de comércio colaborativo da SAP Ariba para consolidar o seu modelo global de compras, padronizando suas operações em todos os países.
"Até 2013, tínhamos operações de compras independentes, em cada um dos 13 países em que atuamos", diz Daniel Halac, diretor Global de Compras da empresa. Para melhorar a efetividade da função Compras e capturar oportunidades de negociações globais, instituímos uma estrutura mais centralizada e forte. " O executivo destaca que as soluções da SAP Ariba foram importantes ferramentas para a consolidação deste processo.
A estruturação da nova área Corporativa de Compras da empresa teve início em 2014. "Sob a liderança do executivo Rossano Marques, transformamos uma operação de compras, não-estratégica e reativa em uma área estratégica, proativa e especialista. Ou seja, implementamos gestão de categorias para nossas principais linhas de gasto", afirma Daniel. Para isso, como recorda, foi necessário mudar o modelo de compras e a cultura vigente até então nas diferentes operações da Atento.
"Optamos pelas soluções da SAP Ariba porque, além de serem ferramentas globais de alta tecnologia, reúnem as características essenciais ao nosso negócio", afirma o executivo. Ele destaca que as soluções upstream da Ariba são dotadas de enorme flexibilidade", permitindo a incorporação de políticas e processos predefinidos pela área de Compras e rápida implementação em todos os 14 países". Segundo Halac, a simplicidade da ferramenta permite que o processo de capacitação global seja rápido e eficaz. "A solução SAP Ariba incorpora o nosso processo global".
Em apenas sete meses, a Atento já implementou o Ariba Sourcing em 11 países, que passaram a trabalhar de forma padronizada, centralizando o relacionamento e negociação com seus fornecedores. Entre os benefícios já percebidos com a utilização da nova solução, a Atento registra o lançamento de mais de 1800 processos de cotação (RFPs) via ferramenta e mais de 45 leilões eletrônicos. "Não tínhamos ferramentas que garantissem, como agora, agilidade e transparência no processo de compras", diz Daniel.
"Uma das grandes vantagens das soluções implementadas é poder gerir os indicadores de compras de forma centralizada", adianta o diretor global de Compras. Ele conta que hoje é possível acompanhar relatórios on line sobre a evolução da operação de compras nos países, a economia das negociações, o nível de serviço da área e a produtividade de toda a estrutura.
Cristiana Maranhão, vice-presidente regional da Ariba, destaca que os resultados da plataforma Ariba – entrega de agilidade, autonomia e automação – podem ser ainda mais relevantes quando, como no caso da Atento, há um verdadeiro comprometimento dos gestores de negócio. "A visão do CPO fez toda a diferença para extrair o melhor da plataforma, em uma clara demonstração da importância de uma estratégia desenvolvida e aplicada em conjunto com uma solução".
"As soluções SAP Ariba também nos permitem uma gestão global de contratos", afirma Leandro Toth, gerente responsável pela implementação da ferramenta. "Dessa forma, passamos a ter visibilidade dos contratos ativos em todo o mundo, obtendo uma capacidade de antecipação e gerenciamento importantes". Segundo Toth, Brasil, México e Espanha já dispõem do módulo de contratos implementado, que será estendido para todos os escritórios da Atento. "Teremos uma visão completa de mais de 1000 contratos ativos com os nossos fornecedores em todo o mundo", comemora Halac. Ele adianta que, depois de organizar a gestão de contratos dentro da empresa, a próxima implementação será a padronização da gestão de fornecedores. "Este ano ainda, com a plataforma Ariba, vamos homologar e avaliar fornecedores de forma centralizada para todo o mundo".