Microsoft abre em Brasília primeiro Centro de Transparência da América Latina

0

A Microsoft inaugurou nesta quarta-feira, 19, em Brasília, o seu primeiro Centro de Transparência da América Latina. O espaço foi construído para promover a computação confiável e segura, um fator crítico para a transformação digital, e atender a necessidades específicas de segurança do setor público.

Segundo a empresa, o novo espaço possibilitará ao governo brasileiro ter acesso a informações  sobre crimes cibernéticos, através de uma parceria. O centro conta com especialistas no tema e vai atender não só ao Brasil mas também aos países da América Latina.

A Microsoft tem Centros de transparência em quatro regiões do mundo. O primeiro deles foi lançado em 2014, na sede da empresa, em Redmond, Washington, na América do Norte. No ano seguinte, na Europa, foi inaugurado o de Bruxelas, Bélgica, e no início de outubro, o de Cingapura, para apoiar a Ásia. Agora, no Brasil, o novo Centro de Transparência atenderá aos governos de vários países da América Latina, incluindo Argentina, Chile, Colômbia e México. Também foi anunciado neste ano que será aberto o da China, em Beijing.

Participaram da cerimônia de abertura do Centro de Transparência, em Brasília, o presidente da Câmara dos Deputados e presidente do Brasil em exercício, Deputado Rodrigo Maia; o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab; e o secretário de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, entre outras autoridades.

Os Centros de Transparência são uma extensão do histórico Programa de Segurança de Governo da Microsoft e um pilar fundamental do compromisso de integridade da empresa em relação a seus produtos e serviços. Cerca de 40 países e organizações internacionais já participam do programa, incluindo o Brasil, que proporciona aos participantes a oportunidade de revisar o código-fonte dos produtos Microsoft para atestar sua segurança e confiabilidade.

No Brasil, a parceria será estendida com a adesão ao Programa de Segurança do Governo pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, em protocolo de intenções assinado pelo secretário de Tecnologia da Informação, Marcelo Pagotti.

"O nosso Centro de Transparência no Brasil atenderá a toda a região da América Latina e aos países do Caribe e amplia a nossa responsabilidade e o nosso compromisso de levar transparência, privacidade e controle, segurança e conformidade para nossas tecnologias. Ele faz parte do nosso Programa de Segurança de Governo, o qual visa colaborar na proteção de cidadãos, serviços públicos e da infraestrutura nacional contra ameaças cibernéticas, além de exercer um papel importante na proteção, detecção e resposta a ameaças digitais", afirma Toni Townes-Whitley, vice-presidente corporativa de setor público da Microsoft.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.