Na Visa, transações por aproximação já é maioria no Brasil

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Desde julho, o número de transações realizadas com credenciais de pagamento Visa utilizando a tecnologia NFC (Near Field Communication) superou a marca de 50% das transações totais Visa. O número engloba todas aquelas transações em que o consumidor aproxima sua credencial de pagamento Visa em estabelecimentos físicos. Isso significa que os brasileiros já fazem mais transações com a tecnologia do que por chip.

"A primeira transação Visa no Brasil com essa tecnologia aconteceu em 2008, quinze anos atrás. Desde então, toda a indústria se mobilizou para atualizar a aceitação e a emissão por acreditar que a inovação leva praticidade e segurança para a população", conta Fernando Amaral , vice-presidente de Inovação e Soluções da Visa. "Hoje em dia é comum que no ato da compra o comerciante pergunte se o consumidor irá pagar por aproximação com a mesma naturalidade que pergunta se irá pagar no débito ou crédito" afirma Fernando Amaral , vice-presidente de Inovação e Soluções da Visa.

A tecnologia de pagamento por aproximação também se tornou parte essencial no dia a dia da população. Graças a sua agilidade e facilidade de pagamento, ela vêm se tornando padrão em terminais de pagamentos com grande fluxo de pessoas, destacando-se serviços de mobilidade urbana. Desde 2019, por exemplo, modais de transporte público no Rio de Janeiro e em São Paulo – como metrô, ônibus, barcas e trens – instalaram catracas que permitem o pagamento por aproximação, sem a necessidade de comprar um bilhete no caixa. Em 2020, as rodovias do estado de São Paulo passaram a utilizar o modelo nas cabines de pedágio, possibilitando a redução significativa no tempo de espera dos motoristas em filas e acelerando o tempo de viagem.

Outro marco importante foi o lançamento da solução Tap to Phone no Brasil em 2021. Ela permite que smartphones sejam usados como terminais de pagamento para transações por aproximação. A inovação teve um impacto direto na inclusão de comerciantes autônomos e microempresários no ecossistema de pagamentos digitais. Quando ela foi implementada, as transações por aproximação representavam 26% do total, saltando para 43% em 2022.

Este crescimento só foi possível graças à facilidade de uso e as ferramentas de segurança incorporadas no pagamento por aproximação. Entre as principais está a necessidade de digitar a senha ao realizar uma compra superior a R$200, justamente graças à popularização de seu uso.

Além disso, a própria tecnologia de pagamento por aproximação é uma camada de segurança contra golpes que por muito tempo atormentaram o consumidor, como a clonagem de cartões. Por fim, garantias já estabelecidas do ecossistema de credenciais, como a possibilidade de contestar uma compra indesejada ou valor equivocado, também contribuíram para garantir a confiança do consumidor.

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