Com o propósito de fomentar a pesquisa e desenvolvimento (P&D) em TI e telecomunicações, a Alcatel e o C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) firmaram um convênio, por meio da Jabil do Brasil, fornecedora de serviços de manufatura de eletrônicos e circuitos, para criação do projeto batizado de ?Mobile House Control? (MoHCo).
O objetivo da iniciativa é viabilizar serviços e aplicativos de mobilidade para o controle de residências equipadas com banda larga sobre a plataforma DSL, a partir de dispositivos inteligentes e que permitam a conexão em rede. Numa primeira etapa, serão realizados testes para o controle remoto de energia elétrica, mas a meta é incluir equipamentos como fornos microondas, geladeiras ou câmeras de segurança. No futuro, com o comando a partir de um celular, será possível operar todas essas interfaces, devidamente conectadas a um computador.
?A experiência da Alcatel em comunicações móveis e fixas foi levada para o C.E.S.A.R com o intuito de desenvolver novas aplicações convergentes. Esta estratégia está alinhada com a proposta de nossa empresa em oferecer novas experiências ao usuário final a partir da utilização da banda larga?, afirma Renato Mello Bertran, diretor de logística da Alcatel no Brasil.
Serviços móveis inovadores estão em franco desenvolvimento e ascendência, assim como a adoção da banda larga por DSL. As operadoras poderão oferecer o MoHCo a partir da entrega de soluções integradas. Por ser baseado em Internet, a utilização em larga escala do gerenciamento remoto depende que os elementos a serem conectados na rede sejam interoperáveis e preparados para a comunicação via IP.
?Com a solução de MoHCo que está sendo desenvolvida pela parceria entre a Alcatel e o C.E.S.A.R, será possível criar uma arquitetura mais flexível para que novos serviços e equipamentos sejam incorporados à rede mundial?, afirma Flávio Pimentel, consultor responsável pelo projeto do C.E.S.A.R. ?Isso significa que, caso o morador de uma residência equipada com o gerenciamento remoto esqueça luzes ou equipamentos eletrônicos ligados, ele poderá comandá-los à distância com um celular. As possibilidades são inúmeras e este tipo de aplicação inteligente está apenas começando a entrar em utilização comercial mundialmente?.
?Promover o aprendizado local e a pesquisa de soluções multimídia inovadoras de 2,5G e 3G, em infra-estrutura totalmente aberta e independente de padrões tecnológicos, é parte do programa mundial da Alcatel para oferecer às operadoras, provedores de conteúdo e de aplicações, a validação, testes e demonstração de serviços e aplicações móveis de próxima geração?, conclui Bertran.