A Cisco Systems anunciou na sexta-feira (18/11) a compra, por US$ 6,9 bilhões, da Scientific-Atlanta, empresa é especializada em tecnologias de convergência digital para TV, internet e telefonia, entre outros. A estratégia da Cisco com a aquisição é expandir a atuação no mercado de soluções triple play para operadoras de rede e da chamada casa digital, que integra equipamentos de vídeo, telefonia, internet e até mesmo eletrodomésticos.
Com a aquisição, a Cisco terá acesso a um mercado estratégico ? o de set-top boxes, como são conhecidos os terminais de acesso que, ligados à TV, captam os sinais digitais. O avanço tecnológico desses terminais determina, em grande medida, o tipo de conteúdo que pode ser acessado pelos televisores. Cerca de 40% do mercado americano de set-top boxes é dominado pela Scientific-Atlanta, o equivalente a 56 milhões de aparelhos. Seu maior cliente é a divisão de TV a cabo da Time Warner.
Pelo acordo, a Cisco vai pagar US$ 43 por ação da Scientific-Atlanta e assume a opção de agregar ao preço de compra aproximadamente US$ 5,3 bilhões existentes como saldo de caixa da Scientific-Atlanta.
Como o negócio está sujeito à aprovação do Departamento de Justiça dos EUA, de acordo com os termos da lei antitruste Hart-Scott Rodino, e também dos acionistas da Scientific-Atlanta, além de outras condições, a Cisco espera concluir a aquisição no terceiro trimestre de seu ano fiscal de 2006.
Os produtos da Scientific-Atlanta devem constituir uma nova divisão na Cisco, dentro do grupo de serviços e provedores, e passarão a atuar como uma unidade de negócios separada.