Relatório divulgado pelo instituto americano Bridge Ratings, especializado em pesquisas sobre hábitos e perfil dos ouvintes de rádio, avalia que o podcasting ? espécie de programa de rádio distribuído pela internet, só que não ao vivo ? encerrará a década com a uma popularidade similar a que televisão e rádios convencionais desfrutam hoje.
Em 2010, segundo o instituto, 62,8 milhões de americanos ouvirão podcastings regularmente. O número é 13 vezes maior que os 4,8 milhões de ouvintes com que os EUA encerrarão 2005.
De acordo com o Bridge Ratings, os números mostram que o podcasting não será um fenômeno passageiro, como defendem alguns analistas. Para se ter uma idéia da velocidade de expansão dessa mídia, o instituto mostra que no ano passado o podcasting era ouvido por 1 milhão de americanos. E a previsão para 2006 é que 9,3 milhões de pessoas acessem esse serviço.
O estudo estima que 4,8 milhões de pessoas dedicaram algum tempo neste ano para fazer o download de podcast de uma estação de rádio ou outra fonte. iTunes foi citado como o mais o portal acessado com mais freqüência para baixar podcast. Dos 4,8 milhões de pessoas, estima-se que mais de 820 mil já usavam portais de podcast em 2004.
Para 2010, a projeção da Bridge Ratings é que o crescimento da audiência de podcast deve alcançar, numa estimativa conservadora, 45 milhões de usuários, que continuarão ouvindo podcast regularmente. A estimativa mais otimista prevê que o número que pessoas que usará esses portais deve chegar a 75 milhões.
Um fato que deve contribuir para transformar as rádios virtuais em veículo de massa é tendência de aumento da freqüência com que seus programas são baixados da internet para a audição em microcomputadores e tocadores de MP3, entre outros. Atualmente, o número de ouvintes diários de podcasting é pequeno fechará dezembro em 300 mil americanos, ou 1,6% do total de usuários. A maior fatia de ouvintes, 20%, realiza downloads semanais.