Podcastings devem ter 63 milhões de ouvintes em 2010

0

Relatório divulgado pelo instituto americano Bridge Ratings, especializado em pesquisas sobre hábitos e perfil dos ouvintes de rádio, avalia que o podcasting ? espécie de programa de rádio distribuído pela internet, só que não ao vivo ? encerrará a década com a uma popularidade similar a que televisão e rádios convencionais desfrutam hoje.

Em 2010, segundo o instituto, 62,8 milhões de americanos ouvirão podcastings regularmente. O número é 13 vezes maior que os 4,8 milhões de ouvintes com que os EUA encerrarão 2005.

De acordo com o Bridge Ratings, os números mostram que o podcasting não será um fenômeno passageiro, como defendem alguns analistas. Para se ter uma idéia da velocidade de expansão dessa mídia, o instituto mostra que no ano passado o podcasting era ouvido por 1 milhão de americanos. E a previsão para 2006 é que 9,3 milhões de pessoas acessem esse serviço.

O estudo estima que 4,8 milhões de pessoas dedicaram algum tempo neste ano para fazer o download de podcast de uma estação de rádio ou outra fonte. iTunes foi citado como o mais o portal acessado com mais freqüência para baixar podcast. Dos 4,8 milhões de pessoas, estima-se que mais de 820 mil já usavam portais de podcast em 2004.

Para 2010, a projeção da Bridge Ratings é que o crescimento da audiência de podcast deve alcançar, numa estimativa conservadora, 45 milhões de usuários, que continuarão ouvindo podcast regularmente. A estimativa mais otimista prevê que o número que pessoas que usará esses portais deve chegar a 75 milhões.

Um fato que deve contribuir para transformar as rádios virtuais em veículo de massa é tendência de aumento da freqüência com que seus programas são baixados da internet para a audição em microcomputadores e tocadores de MP3, entre outros. Atualmente, o número de ouvintes diários de podcasting é pequeno fechará dezembro em 300 mil americanos, ou 1,6% do total de usuários. A maior fatia de ouvintes, 20%, realiza downloads semanais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.