Audiência discute condições de trabalho em contact center

0

A Comissão de Defesa do Consumidor realiza audiência pública na próxima quinta-feira, 22/11, para discutir as relações trabalhistas e condições de trabalho na área de telemarketing.

O setor emprega hoje mais de 600 mil pessoas no País. A audiência foi proposta pelo deputado Júlio Delgado (PSB-MG), que aponta a falta de capacitação dos funcionários e a precária infra-estrutura das empresas como os principais responsáveis pela baixa qualidade dos serviços.

Além da necessidade de uma norma regulamentadora para o exercício da atividade, o deputado aponta os problemas de saúde que atingem os teleatendentes, especialmente doenças desenvolvidas no ambiente de trabalho. Muito desses profissionais, ressalta Delgado, desenvolvem lesões por esforço repetitivo (LER), problemas na audição e nas cordas vocais.

Os operadores de telemarketing não estão protegidos por nenhuma legislação especial. Alguns ainda conseguem, por meio de negociações sindicais, jornada de trabalho semelhante à dos empregados nos serviços de telefonia, de seis horas, mas muitos profissionais ainda têm que cumprir jornada de oito horas.

Foram convidados para o debate o ministro do Trabalho, Carlos Lupi; o presidente da Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardenberg; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing, Marco Aurélio Coelho; o presidente da Associação Brasileira de Telesserviços, Jarbas Nogueira; o presidente da Associação Brasileira de Marketing Direto, Efraim Kapulski; o presidente do Instituto Brasileiro de Relações com o Cliente, Alexandre Diogo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.