Comissão vota norma para prejuízos com clonagem de cartão e celular

0

A Comissão de Defesa do Consumidor pode votar na quarta-feira, 21/11, o Projeto de Lei 1547/07, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que responsabiliza a administradora de cartão de crédito pelos prejuízos em casos de clonagem e impede medidas de restrição ao crédito para as vítimas do golpe.

Segundo o texto, a administradora também garantirá ao titular do cartão o estorno imediato de todos os débitos lançados em sua fatura mensal nesse caso. A proposta proíbe ainda que a administradora do cartão adote qualquer medida de restrição ao crédito ou à utilização do cartão por parte do usuário que teve seu cartão clonado.

O relator, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), recomenda a aprovação da proposta com emenda que responsabiliza o titular pela clonagem quando ficar comprovada sua participação direta ou indireta no crime.

Contrato de celular

Outra proposta na pauta da comissão é o Projeto de Lei 5080/05, do deputado Waldemir Moka (PMDB-MS), que garante aos consumidores o direito de pedir o cancelamento de contrato firmado com a prestadora de telefonia celular em caso de roubo, furto ou extravio do aparelho.

O relator, deputado Felipe Bornier (PHS-RJ), recomenda a aprovação da proposta na forma de substitutivo que inclui no texto a alternativa de a empresa prestadora do serviço oferecer ao usuário um novo aparelho com 50% de desconto no valor de mercado para permitir a conclusão do contrato assinado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.