A Telecom Itália, controladora da TIM Brasil, nomeou o ex-chefe da Wind, Luigi Gubitosi como seu novo CEO, substituindo Amos Genish, que foi afastado da posição na semana passada. Em comunicado, a operadora informou que seu conselho de diretores realizou uma reunião no final de semana para deliberar sobre a nomeação de Gubitosi, que foi então confirmada por maioria de votos.
Gubitosi, cujo currículo inclui os principais cargos do grupo de telecomunicações italiano Wind e da companhia aérea Alitalia, foi nomeado diretor independente da Telecom Itália pelo acionista Elliott Management em 2017.
Gubitosi se torna o quarto CEO da empresa em três anos, depois que Genish foi deposto durante uma viagem de negócios à Coréia do Sul, após uma reunião extraordinária do conselho. Segundo a Agência Reuters, os diretores nomeados pela Elliot Management queriam que a Genish priorizasse um possível spin-off de sua rede de telefonia fixa e explorasse as vendas de ativos, enquanto ele se concentrou em um plano de recuperação de três anos focado na transformação digital.
O conselho da Telecom Itália agiu alguns dias depois que a operadora informou que havia caído no vermelho durante o terceiro trimestre, principalmente devido a uma redução de € 2 bilhões nos ativos de negócios domésticos. A operadora também anunciou que é improvável que cumpra sua meta de redução da dívida em 2018.
Após sua nomeação, uma fonte da Reuters acrescentou que Gubitosi disse que a operadora tinha grande experiência para "vencer os desafios do mercado, aumentar a geração de fluxo de caixa, cortar dívidas e examinar com cuidado e acelerar o projeto para a criação de uma única rede".