Cada vez mais o termo People Analytics tem se disseminado no mercado empresarial. Trata-se do uso de tecnologia para coletar, organizar e analisar as informações relacionadas aos funcionários de uma empresa para melhorar a performance dos colaboradores e os resultados de negócio.
Logo de início, quero deixar claro que se engana quem pensa que People Analytics é algo somente para grandes empresas. Vou me ater a um ponto específico e que todos conhecem, o recrutamento. Independentemente do tamanho, todo gestor precisa saber quem está contratando e se esse novo recurso irá realmente agregar valor ao negócio, afinal contratar errado custa muito caro porque a empresa acaba perdendo todo o tempo e recursos financeiros que foram investidos com seleção, treinamento e desenvolvimento etc.
A metodologia People Analytics tem como objetivo facilitar e tornar mais ágil a gestão dos recursos humanos, fornecendo indicadores relevantes de cada funcionário na empresa, desde o início da sua jornada, na fase de contratação, passando pelo desenvolvimento e acompanhamento, até as fases de avaliação de performance e recompensa.
Com a pandemia da COVID-19 e a consequente aceleração da digitalização nas empresas, o People Analytics tem ganhado mais espaço na agenda dos gestores das empresas que buscam tomar decisões mais precisas baseadas em dados reais e não em cenários subjetivos, também conhecido como "achismo".
Diante disso, o papel da área de RH ficou ainda mais relevante. As equipes precisam garantir o número certo de pessoas, com as habilidades certas e nos lugares certos para que a empresa possa atingir seus objetivos de negócios. Com isso, muitas empresas estão incorporando à sua gestão o uso de tecnologia para melhorar a performance dos colaboradores e os resultados de negócio.
Na prática, os dados podem revelar rapidamente e de forma precisa respostas para uma série de informações que são fundamentais para a gestão de capital humano, como: Qual é o índice de turn-over de cada equipe? O quanto dessa rotatividade se refere a recursos que farão falta para a empresa? Quais aspectos e elementos tornam a minha empresa mais atrativa para os talentos que eu quero contratar? Como otimizar a distribuição e alocação dos meus headcounts?
Muitas vezes, chegar a essas respostas para tomar decisões baseadas em dados não é uma tarefa simples. Isso porque as informações sobre os funcionários, na maioria das empresas, estão espalhadas em diferentes sistemas que compõem a gestão de RH, como recrutamento e seleção, treinamento, folha de pagamento, gestão de performance e de benefícios etc.
Quando usado como uma ferramenta para otimizar toda a gestão de pessoas, o People Analytics oferece uma visão abrangente da gestão de pessoas com a combinação de dados dos principais sistemas de RH. Esse é, sem dúvida, uma de suas principais vantagens.
Com o People Analytics, é possível identificar comportamentos, preferências e pontos de desenvolvimento de competências dos funcionários que podem ser melhorados. No final das contas, o gestor tem em mãos dados para melhorar situações relevantes como a diminuição da rotatividade de pessoas e a atração e retenção de profissionais qualificados. Desta forma, a empresa está mais apta a aumentar o engajamento e a produtividade dos seus colaboradores.
Outro aspecto, que é crucial para o sucesso da empresa, é reter seus talentos. Uma gestão de pessoas orientada a dados é capaz de identificar os funcionários com melhor desempenho, avaliar suas competências e moldar as suas carreiras com uma melhor definição dos objetivos, treinamento e desenvolvimento e aumentos de salário baseados em mérito. Com esses insights, os gestores podem manter os funcionários motivados, enquanto expandem suas competências, preparando-os para ocupar funções mais sênior no futuro.
A aplicação do People Analytics é fundamental para o gestor tomar melhores decisões, sempre orientadas por dados que são a fotografia da empresa. Desta forma, o gestor conhece melhor o comportamento e as características de seus recursos humanos, melhorando a segurança do processo de gestão de pessoas.
Fernanda Jancso, líder de RH da MicroStrategy América Latina.
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