Unisys analisa tendências em outsourcing para 2006

0

A Unisys, fornecedora global de serviços e soluções de TI, divulgou nesta segunda-feira (19/12) as suas projeções e análises para o mercado mundial de outsourcing. A empresa avalia que a popularidade dos serviços de outsourcing continuará crescendo em 2006, evidenciando seus reais benefícios e suas opções de implementação, afirmam os especialistas da Unisys.

Dentre as previsões listadas pela companhia estão o declínio do SLA (acordo de níveis de serviço) como padrão de avaliação de sucesso da terceirização; a influência das métricas, que apontam a contribuição do outsourcing para os negócios, no aumento do sourcing global; a adoção de modelos de sourcing complexos, que levará a necessidade de gestão especializada; o impulso da abordagem planejada para a terceirização de aplicativos e o aumento de meios eletrônicos de pagamentos, em detrimento do uso de cheques, o que estimulará a terceirização dessas atividades e o processamento offshore.

?Nos últimos anos, as discussões sobre outsourcing levaram a formulação de uma idéia equivocada: a visão geral é que terceirizar é apenas uma maneira de atender à demanda por serviços de TI com menores custos. Na verdade, a discussão deveria centrar-se nas vantagens competitivas que a terceirização proporciona?, explica Deborah Guerra, vice-presidente de serviços de infra-estrutura e outsourcing da Unisys.

Em 2006, segundo ela, as empresas perceberão que a terceirização não é apenas uma decisão sobre onde e como executar os serviços. Elas compreenderão a visão de negócios por trás da implementação: delegação de tarefas a um parceiro especializado que agregue valor aos seus negócios. ?Dessa forma, os benefícios da solução ficarão evidentes: visibilidade para reforçar a segurança de suas operações; melhoria na qualidade dos serviços e no gerenciamento de riscos; aumento do desempenho operacional com custos reduzidos e maximização dos investimentos em TI?, completa Deborah.

Para justificar a importância dos investimentos em terceirização de infra-estrutura de TI e de processos de negócios, as companhias necessitam de um meio consistente para avaliar os resultados dessa aplicação. Para isso, segundo Deborah, o SLA ? padrão tradicional ? tornou-se inadequado, já que não mostra até que ponto o fornecedor afeta ou supre as necessidades de negócio do cliente. ?A chave para encontrar métricas eficazes é compreender a ligação existente entre determinados processos críticos e elementos da infra-estrutura de TI. Feito isso, pode-se identificar quais os ganhos proporcionados aos processos através da gestão do ambiente de TI. Cabe à empresa e seus provedores definirem o mecanismo de medição mais adequado para monitorar o desempenho dessas atividades."

Na análise da Unisys, para aproveitar a combinação da força de trabalho qualificada com custos reduzidos, as empresas continuarão a terceirizar tarefas de apoio importantes. Cada vez mais o fator crucial para o sourcing global será o valor de negócios e não apenas a redução de custos. ?Uma empresa pode delegar o suporte de TI a fornecedores em outros países para reduzir seus custos com mão-de-obra, mas se seus funcionários gastarem mais tempo ao telefone com a equipe de suporte devido às barreiras tecnológicas ou de linguagem, essa terceirização não terá trazido vantagem alguma?, afirma a Deborah. ?O sourcing global deve ter o respaldo de sólidas estimativas de custos e receitas futuras, baseadas em parâmetros significativos de avaliação?, completa.

Devido aos altos custos para manutenção de pessoal e de infra-estrutura, a tendência é que as organizações adotem estratégias de multisourcing ? uso simultâneo de recursos internos e externos ?, aponta a Unisys. O modelo a ser adotado, segundo a empresa, é que enquanto a empresa mantém internamente o controle estratégico, os fornecedores gerenciam a infra-estrutura de TI, os processos de RH, as atividades de aquisição e logística e assim por diante. ?Quanto maior o número de parceiros e a complexidade do modelo de sourcing, maiores os custos e riscos associados. A presença de um parceiro altamente qualificado se faz necessária para garantir que os serviços contratados sejam entregues e em acordo com os níveis pré-definidos?, diz Deborah.

Para maximizar o valor da terceirização de aplicativos, as empresas adotarão uma abordagem planejada: definir quais aplicativos são estratégicos e devem ser mantidos internamente, quais necessitam ser terceirizados e qual a melhor maneira de fazê-lo, avalia a Unisys. Caberá à empresa e ao fornecedor escolher a opção de terceirização mais adequada para cada caso, que pode ir desde o hosting tradicional em data centers até modelos variáveis do tipo pago por uso.

A empresa também avalia que o declínio do uso de cheques e a adoção de meios eletrônicos de pagamentos aumentarão os custos operacionais das instituições financeiras. Para obterem economia de escala e redução de custos, elas deverão unificar a terceirização de seus processos de pagamentos em modalidades utilitárias. A experiência em BPO de países como a Índia – por exemplo – deverá estimular o processamento offshore.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.