Os funcionários da everis, consultoria multinacional de soluções de negócios e tecnologia da informação, anunciaram nesta terça-feira (19/12) a aquisição de 100% do capital da companhia ? 38,2% pertencentes à Apax Partners e 7% restantes da FManagers.
Com a compra, os funcionários, todos acionistas da companhia, passam a controlar as operações, enquanto os sócios financeiros conseguem rentabilizar o investimento feito em pouco mais de dois anos, o que antes estava previsto em cinco anos.
A transação se deu com uma valorização da companhia de 340 milhões de euros. A operação foi possível graças à confiança depositada pelas entidades financeiras Banesto, La Caixa, HSBC, EBN Banco y Caja de Ahorros del Mediterráneo. A FManagers atuou como assessora financeira. Hutton Collins, fundo europeu de capital preferencial, também participou da negociação.
"Essa operação deve ratificar o bom estado da companhia e confirma a preparação para lançar ações na Bolsa de Madrid em 2009", diz Fernando Francês, presidente da everis. "Esse compromisso demonstra solidez, sustentabilidade e boa reputação da empresa, o que nos permitiu ganhar a confiança dos bancos."
A compra faz parte de um processo iniciado há dois anos pela everis, quando a equipe de profissionais acertou com a Fujitsu a aquisição de 100% da companhia com a ajuda da Apax e da FManagers. Com a operação, os profissionais assumiram 54,7% da everis. No ano passado, a consultoria conseguiu saldar completamente a dívida com a Fujitsu, quatro anos antes do combinado, o que eliminou o último laço que lhe atava junto a sua antiga matriz.
Fundada em 1996, a everis oferece soluções de negócios globais e tecnologia da informação a seus clientes, cobrindo todos os aspectos da cadeia de valor das organizações, desde a estratégia de negócio, incluindo a integração e implantação de sistemas até o suporte, manutenção e fábrica de software.
No Brasil, a empresa concentra suas atividades nos setores financeiro, de telecomunicações, indústria e utilities. A everis está presente em sete países e conta com mais de 4 mil funcionários. O faturamento mundial da companhia foi de 231 milhões euros no ano fiscal 2005. No Brasil, registrou R$ 40 milhões no mesmo período.