Pesquisa do Gartner prevê que 2,3 trilhões de mensagens por celular serão enviadas nos principais mercados mundiais em 2008. Este número representa um aumento de 19,6% sobre o total deste ano, que deve terminar com 1,9 trilhão de mensagens enviadas, totalizando US$ 52 bilhões em receitas paras as operadoras. A expectativa é que em 2008 esse faturamento aumente 15,7% e alcance a cifra de US$ 60,2 bilhões.
Mas, apesar de indicar que o volume de tráfego de mensagens por celular deve continuar apresentando forte crescimento em muitos países, o estudo aponta que as margens das operadoras com esses serviços se tornarão progressivamente menores, em decorrência do aumento da concorrência e, conseqüentemente, da saturação do mercado. A taxa de crescimento anual composta (CAGR) de SMS, em receitas, nos maiores mercados mundiais entre 2002 e 2006 foi de 29,8%. Mas o Gartner prevê que, no período de 2007 a 2011, o CAGR de SMS deve cair ainda mais, ficando em 9,9%.
"Em muitos mercados, tem havido uma forte pressão sobre as margens de lucro das operadoras com serviços de mensagens de texto e isso tem ocorrido devido à intensa concorrência entre elas", disse Nick Ingelbrecht, diretor de pesquisas do Gartner. "Ao mesmo tempo, os consumidores se habituaram ao uso de serviços de SMS grandes ou ilimitados, como parte de seus pacotes básicos de telefonia.?
Diante desse cenário, o analista recomenda que as operadoras se preparem para enfrentar um futuro no qual serviços de mensagens se tornarão commodities e sofrerão grande redução nas margens de lucro. ?Elas precisam se preocupar em desenvolver plataformas de mensagens, portfólios de serviços e planos de preços que possibilitem a aquisição e retenção de clientes, em vez de buscar aperfeiçoamentos para obtenção de margem no curto prazo", alerta Ingelbrecht.
De acordo com o instituto de pesquisas, a região da Ásia/Pacífico e Japão são hoje os maiores consumidores de mensagens móveis. O Gartner estima que neste ano a região deve fechar com 1,5 trilhão de mensagens enviadas, número que deve crescer para 1,7 trilhão em 2008. A empresa prevê que os volumes de mensagens curtas e de mensagens com foto vão aumentar, mas avalia que as taxas de crescimento devem ser lentas, em consonância com a saturação das ligações móveis. Além disso, o instituto projeta que os volumes de mensagens com fotografia começarão a estagnar nos próximos anos, já que cada vez mais usuários que compartilham fotos através do celular passarão usar as redes sociais para isso.
O Gartner estima que na América do Norte foram enviadas 189 milhões de mensagens por celular neste ano, número que deve saltar para 301 bilhões em 2008. "O mercado na região deve ser impulsionado pelo aumento da penetração de usuários, onde é mais freqüente uso redes ponto a ponto para o envio de mensagens, e por planos ilimitados de serviços de mensagem", avalia Tole Hart, diretor de pesquisa da empresa. "Houve também o aumento na oferta de planos de serviços móveis de e-mail e de mensagens instantâneas para captação de clientes, mas que ainda não se comparam com a absorção de SMS. Esses serviços são utilizados principalmente como extensão de um PC. No entanto, estamos vendo no mercado uma série de consumidores usando BlackBerry e Palm Treo para acesso a catálogos de endereços, números de telefones e e-mail."
O uso de mensagens móveis tem aumentado também em todos os países da Europa Ocidental, tendência que deve se manter até 2010. Um total de 202 bilhões de mensagens móveis foram enviadas em 2007 na região e a previsão é chegar a 215 bilhões em 2008. "No entanto, devido à redução da competitividade e a expectativa de aumento das regulamentações internacionais em relação às tarifas, a receita gerada a partir de mensagens ponto a ponto tende a se achatar e já mostrar algum declínio a partir deste ano", avalia Stephanie Pittet, principal analista de pesquisas do Gartner. "Na África haverá um crescimento sustentável devido ao baixo preço do SMS, que tende a ser cada vez mais usado como alternativa às chamadas de voz em países onde as pessoas têm baixo poder aquisitivo."
Os usuários de e-mail móvel tornaram-se mais comuns por causa principalmente do aumento do uso de smartphones, da melhoria da usabilidade e facilidade de configuração, segundo o Gartner. O mesmo deve ocorrer com os serviços de mensagens instantâneas móveis em mercados desenvolvidos, já que é uma aplicação bastante comum entre os usuários de PCs, que agora podem acessar esses serviços em seus celulares.
"Para sustentar o crescimento nos próximos anos, as operadoras devem olhar para as redes sociais e, sempre que possível, procurar trabalhar com portais de relacionamento populares", observa Ingelbrecht. "Pesquisas móveis e publicidade também oferecem um atrativo potencial para direcionar o tráfego de SMS, embora a maioria das operadoras pareçam mal posicionadas para suportar o gerenciamento de ponta a ponta de uma campanha e atender as exigências das agências de publicidade e dos anunciantes."