A Gemalto, fornecedora de sistemas de segurança digital, encerrou o terceiro trimestre com faturamento de 401 milhões de euros (o equivalente a cerca de R$ 1,4 bilhão), um crescimento 6% na comparação com o mesmo período do ano passado. A região das Américas, que inclui o Brasil, teve aumento de 15% e respondeu por 26% do faturamento total da empresa, na comparação anual.
De acordo com o informe de resultados divulgado nesta quarta-feira (19/12), a companhia, resultante da fusão da Gemplus e Axalto, obteve um crescimento em todos os seus segmentos de atuação como comunicação móvel (5%), transações seguras (7%), segmento que atende aos mercados financeiro e de transporte, segurança (15%), segmento que atende às áreas de governo e empresas, e licenciamento de patentes (15%).
Na quebra por região geográfica, a região das Américas cresceu 15% em relação ao mesmo período de 2006, enquanto a Ásia obteve um aumento de 4% e os países que compõem a Europa, Oriente Médio e África (EMEA) cresceram 1%. O aumento do faturamento na região das Américas foi puxado pelas áreas de comunicação móvel e de segurança. Levando-se em consideração o dólar mais barato em relação ao euro, o crescimento do faturamento foi de 23% a taxas constantes de câmbio. A região respondeu por 26% do faturamento no trimestre, dois pontos percentuais acima do registrado no ano anterior.
O Brasil, segundo a empresa, teve ótima participação no trimestre, em decorrência da expansão da base instalada de cartões SIM, empregados em serviços de dados e de valor agregado. Como exemplos a Gemalto cita os jogos PAN Americanos e o aumento na demanda em função da entrada de mais uma operação GSM no mercado brasileiro.
O CEO da Gemalto, Olivier Piou, disse que o bom resultado se deveu ao mix de produtos em comunicação móvel e a forte atuação em programas na área de governo. Além disso, observa que os segmentos financeiro e de transporte tiveram forte melhoria nas atividades de personalização de cartões bancários.