A fabricante de smartphones Palm terminou o segundo trimestre do ano fiscal de 2009, encerrado em 28 de novembro, com prejuízo de US$ 508,6 milhões. A receita totalizou US$ 191,6 milhões, resultado 45,2% inferior aos US$ 349,6 milhões registrados em igual período do ano passado.
As vendas de smartphones, carro-chefe da companhia, tiveram forte retração, totalizando 599 mil unidades, uma queda de 13% na comparação anual. As receitas geradas por smartphones no período foram 39% inferiores, fechando em US$ 171 milhões.
"Estamos trabalhando em uma época inegavelmente difícil", reconheceu Ed Colligan, presidente e CEO da Palm. Além do atual cenário econômico, o executivo aponta como fator para as perdas o aumento da concorrência no mercado de smartphones, com as entradas da Nokia, LG, Sony Ericsson e Samsung nesse segmento, e, principalmente, a disputa com a RIM, fabricante da Blackberry, que domina o mercado corporativo.
Além detes, o iPhone, da Apple, tornou a vida da Palm ainda mais difícil.
- Perda forte