A SAP lançou a versão 8.82 do SAP Business One, solução de gestão para pequenas e médias empresas, reforçando o seu compromisso de desenvolver aplicações específicas para clientes PME. Com esta nova edição, a empresa oferece recursos para gerenciamento de campanhas e planejamento de necessidades de material, bem como aperfeiçoamento de parceiro de negócios, infraestrutura e estoque. Especificamente para o Brasil, a nova edição amplia a localização para as empresas nacionais, com uma maior integração bancária, cobertura de novas necessidades fiscais e multifiliais.
Entre as melhorias do SAP Business One 8.82 a empresa destaca:
• Extensão da funcionalidade de gestão de relacionamento de clientes (CRM), que permite às empresas criar, manter e analisar informações de campanha de marketing em múltiplos canais. As companhias podem gerenciar o ciclo de vida completo de uma campanha, por meio da criação e manutenção de grupos-alvo, usando o assistente de geração de campanha, gerenciando os dados da ação, gerando leads e oportunidades de vendas diretamente e analisando resultados com base em um relatório de lista.
• Maior controle e visibilidade de itens gerenciados com número de série. Os usuários podem atribuir números de série específicos a itens para pedidos de vendas, contas a receber, faturas de reserva e pedidos de transferência de estoque, desde o momento do pedido de venda. Isso permite melhor controle e maior visibilidade e flexibilidade das alocações de estoque.
• Simplificação do processo de separação e embalagem. Números de série e de lote também podem ser reservados, nesse caso, desde o pedido de venda, para que não sejam utilizados em nenhum outro ponto do sistema. As entregas são criadas automaticamente e as faturas podem ser manualmente desenvolvidas. Os clientes se beneficiam da redução de custos devido à consolidação eficiente de entregas e a racionalização de operações de seleção.
• Processos flexíveis de planejamento das necessidades de material (MRP). O módulo MRP aperfeiçoado tem um assistente mais flexível, relatórios de recomendação informativos, novas opções de visualização do calendário semanal e capacidade melhorada de previsão. O novo documento de pedido de transferência de estoque recomenda a transferência entre armazéns antes de iniciar ordens de compra ou produção. As empresas têm maior controle sobre os parâmetros de MRP e podem planejar melhor os níveis de estoque com capacidades sofisticadas de cálculo
• Planejamento de negócios eficaz de longo prazo. Agora as empresas podem registrar contratos guarda-chuva para refletir contratos de compra e venda de longo prazo negociados com parceiros. Documentos de compra e venda podem ser vinculados a contratos guarda-chuva e usados como base para as projeções de receitas esperadas, reserva de quantidade e planejamento de capacidade. Além disso, contratos guarda-chuva estão envolvidos em cálculos de fluxo de caixa, execuções de MRP e no processo de aquisição
• Configuração simplificada. O novo assistente de configuração expressa guia os usuários por meio das definições essenciais nas diferentes áreas de aplicação no processo de criação de uma nova empresa.
“Com as novas funcionalidades, o SAP Busines One ficou ainda mais completo em sua função de ajudar as pequenas e médias empresas na gestão e profissionalização dos seus negócios”, afirma o diretor do SAP Business One na SAP Brasil, Pedro Patricio. “Com a ampliação da localização, as companhias brasileiras também terão vantagens, por ter acesso a uma solução ainda mais preparada para as necessidades fiscais e de negócios do país”, acrescenta. No terceiro trimestre fiscal de 2011, a SAP Brasil teve um crescimento de 33% nas vendas para pequenas e médias empresas.