Os contribuintes não precisam mais resolver pendências com o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) pessoalmente. O procedimento pode ser feito via internet graças a uma ferramenta lançada pela Receita Federal, que está no ar desde terça-feira, 18.
Trata-se de um serviço gratuito, que funciona 24 horas por dia, durante toda a semana, inclusive nos feriados, que permite a regularização cadastral na página eletrônica da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).
Antes, a pessoa física com inconsistência cadastral no CPF tinha que se dirigir, obrigatoriamente, a uma unidade de atendimento das entidades conveniadas à Receita Federal, como os Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, solicitar o pedido de regularização ao custo de R$ 5,70.
A partir de agora o serviço estará disponível das duas formas; pela internet ou pela rede conveniada. O link do serviço também poderá ser acessado por intermédio da Consulta ao Comprovante de Situação Cadastral no CPF, quando o sistema retornar a informação de que o número de CPF encontra-se na situação cadastral suspensa.
Para regularizar pendências do CPF via internet o contribuinte terá que preencher um formulário eletrônico, informando os seguintes dados: número do CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, naturalidade e título de eleitor.
- Receita Federal
excelente