A Oi acaba de lançar ao mercado B2B um serviço de filtragem de conteúdo na internet, em parceria com a Cisco, baseado em solução de cloud computing. Provê visibilidade e controle do acesso à internet, visando a proteção da rede do cliente contra malwares, ameaças avançadas basedos em tecnologia web e ataques recém-lançados (dia-zero). Adicionalmente, o serviço permite aos administradores de TI da empresa a gestão granular do uso da web e suas aplicações, garantindo cumprimento a requisitos de políticas de segurança corporativa e conformidade dos acessos de seus usuários.
"Por estar baseada em cloud computing a oferta da Oi é mais acessível, disponível e de rápida implementação, se comparada com as demais soluções instaladas em infraestrutura local disponíveis no mercado", destaca Roni Wajnberg, diretor de TI para o mercado B2B da Oi. O serviço também é altamente escalável, com modelo de comercialização por usuário, oferecendo flexibilidade à empresa em situações de pico de demanda ou variações de quadro de funcionários. "A solução é ideal para empresas que querem promover redução de custos, já que a adoção de uma solução como essa reduz a complexidade de TI e entra em um modelo de despesas operacionais (OPEX)", lembra Roni.
Mercado
A consultoria Frost & Sullivan prevê que o mercado de soluções de segurança crescerá a uma taxa anual superior a 15% na América Latina até 2016, ano em que esse setor deve movimentar de cerca de 450 milhões de dólares na região. Além disso, pesquisas do Gartner estimam que, em 2013, 23% dos serviços de filtragem de conteúdo web implementados nas empresas eram baseados na nuvem, contra um percentual de 14% registrado em 2012 – ou seja, um aumento de 9 pontos percentuais, que evidencia que os serviços de segurança fundamentados na nuvem estão crescendo numa velocidade bastante rápida.
O serviço de segurança redireciona todo o tráfego de internet feito dentro da rede corporativa do cliente, de forma transparente, para a nuvem, onde promove a filtragem e proteção dos acessos de acordo com políticas preestabelecidas. Se esse tráfego vier de fora da empresa, por usuários corporativos em trânsito, conectados em internet móvel, ou usuários conectados em hotspots wi-fi associados à ferramenta, ele também é redirecionado para a nuvem, para que sejam aplicadas as mesmas regras de segurança. Enquanto isso, o cliente pode administrar todos os recursos da solução através do portal acessível pela internet, com suporte técnico da Oi durante 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O público-alvo da solução são pequenas, médias e grandes empresas que trabalham com informações muito sensíveis, mas que ainda necessitam da conveniência das novas tendências, principalmente o bring your own device (BYOD) – quando os funcionários podem trazer seus próprios dispositivos para serem utilizados no âmbito profissional. O produto da Oi também possui a flexibilidade de atender até um dos mercados mais críticos, como o financeiro, de forma segura, simples e ágil.
O lançamento complementa o portfólio Oi SmartCloud, por meio do qual a Oi oferece a clientes corporativos infraestrutura para processamento e armazenamento de informações (IaaS), além de soluções de colaboração, aplicações de negócios, mobilidade e segurança (SaaS), de acordo com suas necessidades. As soluções operam na rede de alta capilaridade e performance da Oi e com acesso à infraestrutura de datacenters de alto padrão e última geração, incorporando as redes de dados e garantindo alta performance e segurança aos clientes corporativos.
No segmento B2B, a estratégia da Oi é seguir crescendo na venda de serviços de dados e TI. A companhia prevê crescer no segmento de serviços de TI ao mercado corporativo, no período acumulado de 2013 a 2015, a uma taxa duas vezes superior à taxa de mercado. Em 2014, a Oi registrou crescimento em novos serviços contratados e atualmente TI já está presente em mais de 10% da carteira de clientes corporativos da companhia. No terceiro trimestre desse ano, as ofertas inovadoras de datacenter, cloud e TI da companhia para o segmento B2B apresentaram um crescimento anual expressivo de 25% – quando comparado ao mesmo período do ano passado, acima da média do mercado –, contribuindo para o aumento da receita de serviços não-voz do segmento B2B da Oi em quatro pontos percentuais.