Micros portáteis puxam as vendas da indústria em 2005

0

O mercado mundial de PC obteve uma expansão expressiva em 2005, com um aumento no volume de entregas de 16,4% no ano, de acordo com relatório da empresa de pesquisa e consultoria IDC. Embora as vendas na América do Norte tenham ficado abaixo das previsões, os mercados da Europa, África e Oriente Médio registraram um crescimento de 17,1% no quarto trimestre, o terceiro consecutivo acima dos 17%. O relatório informa que, ao todo, foram vendidos 208,5 milhões de computadores no ano passado no mundo.

De acordo com o estudo, o aumento foi puxado principalmente pelos micros portáteis. As projeções da IDC indicam que neste primeiro trimestre, os portáteis devem responder por 38% das vendas, que se confirmado representará um recorde em relação aos anos anteriores. O relatório avalia, porém, que os computadores de mesa (desktops) podem ganhar novo fôlego com a incorporação de dispositivos que os transformam em máquinas de entretenimento digital, uma tendência que a IDC já havia antecipado para 2006 e 2007 com o lançamento do Windows Vista, o Viiv da Intel e o endosso dos fabricantes de PCs a essas iniciativas.

A avaliação de Loren Loverde, diretor da IDC responsável pelos relatórios trimestrais da área de PC, é que, apesar da ligeira desaceleração do crescimento no segundo e terceiro trimestres de 2005, a demanda nos últimos três meses permaneceu forte na maioria das regiões do mundo. ?Embora tenha havido muitas instabilidades devido a elevação em muitos países das taxas de juros e dos preços do combustível, além das dificuldades provocadas pela sobrevalorização do euro, o mercado de PCs está em uma boa posição para começar 2006.?

Segundo o relatório, a Dell consolidou sua liderança como principal fabricante de PCs, com 17,2% de market share ? 16,8% no ano anterior ? e um crescimento ano a ano de mais de 20%. Ela foi seguida pela HP, que abocanhou 15,8% do mercado. A Lenovo, que no ano passado comprou a divisão de PCs da IBM, ficou com 13% das vendas, enquanto a Acer ficou com 5,4%. Apple manteve o crescimento de dois dígitos, mas, segundo o relatório, isso ocorreu de forma nitidamente mais lenta que nos anos anteriores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.