A Waytec Tecnologia, fabricante nacional de monitores de tela de cristal líquido e telas de touch screen, fechou 2005 com um faturamento de R$ 85 milhões. O valor representa um crescimento de 6,25% em comparação com o ano anterior.
De acordo com a empresa, mais da metade do faturamento veio da comercialização de produtos de fabricação próprios (monitores de LCD e telas sensíveis ao toque), que teve um aumento superior a 50%. ?Saltamos de uma porcentagem de 40% do nosso faturamento com produtos próprios em 2004 para 65% em 2005?, diz Moisés Aleixo Nunes, sócio-diretor da Waytec.
Uma das razões do bom desempenho da companhia foi o aumento da demanda por monitores de LCD devido à forte redução de preço do produto em no ano passado. A Waytec dobrou o número de unidades vendidas em relação ao ano anterior. Para este ano, a expectativa da empresa é aumentar em 60% a venda de monitores de LCD.
Outro fator que contribuiu para o resultado da Waytec foi o lançamento da primeira linha de monitores com tela de touch screen com os equipamentos TEW15T, TEW12T e TEW15T PC. ?Tivemos um retorno dentro do esperado para uma tecnologia pouco conhecida. No ano passado, nos preocupamos mais em explicá-la e mostrar seus benefícios?, diz Nunes.
Para este ano, a Waytec vai direcionar seus esforços para a comercialização da linha de produtos touch screen no mercado externo, principalmente nos Estados Unidos, Europa e América do Sul. ?Há uma forte concorrência no segmento de monitores de LCD, que já se transformou em commodity, por isso buscamos novos mercados?, diz o executivo da Waytec.
A projeção da empresa para este ano é faturar com touch screen US$ 5 milhões no mercado interno e US$ 10 milhões no externo.