Unimed Curitiba usa portal para abrir as portas a clientes e parceiros

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A comunicação e o bom relacionamento com o ecossistema de uma corporação são primordiais para a posteridade dos seus negócios, principalmente quando relacionados à área de saúde. Neste setor a interatividade com os pacientes é ainda mais relevante já que alguns precisam de acompanhamento médico muitas vezes em tempo real. Foi por isso que a Unimed Curitiba, dona de 60% do mercado de planos de saúde na capital paranaense e região metropolitana, se baseou nestas premissas para investir em um novo portal na web, dedicado a prestar informações institucionais e operacionais, além de oferecer funcionalidades de forma mais ágil e dinâmica aos seus parceiros e clientes.
Com o novo portal, a empresa passou a registrar 10 mil acessos diários os médicos cooperados, beneficiários, prestadores de serviços e fornecedores, aos serviços prestados pela cooperativa médica. Antes da solução, a instituição enfrentava dificuldades em atender a número alto de usuários simultâneos, o que, quando ocorria, provocava lentidão do sistema e, consequentemente, um alto índice de desistência durante as transações.
O novo layout do Portal também oferece uma interface mais moderna e explora a identidade visual da cidade, para atrair ainda mais a freqüência de parceiros e clientes. Contribuiu, por exemplo, com os registros dos atuais 4 mil médicos cooperados e mais de 500 mil clientes, que se relacionam com a sede da Unimed Curitiba e também com as suas 28 unidades de atendimento, incluindo hospitais e empresas contratantes.
Solução completa
A plataforma IBM Websphere Portal foi implementada entre julho e outubro de 2009 pela, Ascendant Technology (Atech), parceiro de negócios da IBM, que também ofereceu o treinamento do time administrativo da Unimed para a utilização da plataforma.
O projeto engloba ainda o gerenciador de informações corporativas IBM Lotus Web Content Management e os softwares Lotus Quickr e Lotus Sametime, que permitiram melhorar a colaboração da Unimed Curitiba com os seus médicos cooperados.
"Com a solução de publicação de conteúdo, os usuários de negócio podem acrescentar ou mudar, por meio de workflow, qualquer conteúdo do site. Também é possível que as pessoas economizem com ligações telefônicas por meio do IBM Sametime e suas ferramentas de Web conferencing, videoconferencing, chat, entre outras. Um importante papel também é realizado pelo Lotus Quickr, no qual as divisões de negócio podem criar suas áreas para os diversos times de trabalho com serviços de autoatendimento, evitando os gargalos de TI, e atendendo às necessidades de compartilhamento de documentos, fóruns, blogs, wikis", explica Carlos Tech, gerente de vendas de software da IBM Brasil.
Gilmar Ragonetti, gerente de TI da Unimed Curitiba, completa: "a nova solução permitiu que a comunicação fosse mais direcionada, reduziu o tempo de atualização e publicação de conteúdo no portal, que agora é instantânea".
Eduardo Sendrich, gerente de TI e um dos líderes do projeto, informa que no momento em que recebem o conteúdo ele já é incorporado à solução que atualiza o site automaticamente, conseguindo uma resposta mais rápida e eficiente.
O gerente afirma que entre os principais benefícios do projeto para a equipe administrativa estão a fidelidade na disponibilização da informação, a atualização de sites internos e externos de forma rápida e fácil, e uma melhor navegabilidade, proporcionada pelo layout flexível e padronizado e a melhora na segurança e velocidade de acesso e navegação, que antes da implantação da solução não eram medidas. "Agora temos um maior controle do portal, podendo fazer medições diárias ou em tempo real", completa Sendrich.
"A fabricante foi a única empresa a apresentar uma solução única para desenvolvimento do portal e de ferramentas de colaboração, motivo pelo qual sua solução foi escolhida", informa Ragonetti.
Desafios do projeto
"Um dos principais desafios do projeto foi integrar funcionalidades do sistema de gestão ao novo portal. Hoje, temos uma interface de fácil manuseio, onde a própria cooperativa é responsável pela publicação e gerenciamento do conteúdo. A descentralização na atualização das informações do portal permitiu, ainda, uma maior participação das áreas internas na construção do seu conteúdo", diz Ragonetti. "Hoje conseguimos trabalhar em colaboração na edição, consenso, aprovação e publicação da informação. Com isso, abrimos novos canais de relacionamento com nossos diversos stakeholders", completa.

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