Vinte e cinco empresas de todos segmentos da tecnologia de comunicações e informações são signatárias dos princípios, que visam assegurar que crianças e jovens obtenham os maiores benefícios das novas tecnologias, ao mesmo tempo em que evitam os desafios e riscos que preocupam pessoas em todo o mundo.
Os princípios focam nas áreas fundamentais do: conteúdo, controle parental, tratamento de abuso/mau uso, conteúdo de abuso sexual infantil ou contato ilegal, privacidade & controle e educação & consciência. Os signatários comprometem-se a: desenvolver maneiras inovadoras de reforçar a segurança online e encorajar o uso responsável da internet e aparelhos de acesso à internet, por crianças e jovens; dar poderes a pais e cuidadores para que se envolvam e ajudem a proteger seus filhos; oferecer informações facilmente acessíveis, claras e transparentes sobre segurança e comportamento online; despertar a consciência de como – e a quem – reportar abusos e preocupações.
Os Princípios ICT foram deliberadamente estabelecidos em um nível conceitual para permitir que a mais ampla variedade possível de empresas – de operadoras de rede a fabricantes de aparelhos, provedores de conteúdo, máquinas de busca e outras – se torne signatária e garanta que a segurança infantil será uma parte integral de seus produtos e serviços. Os princípios diferem de outras iniciativas em curso porque eles fornecem uma rota de longo prazo para desenvolvimento mais seguro e cobrem todos os aspectos do acesso e uso da internet e seus serviços.
Os signatários iniciarão a implementação dos princípios em 2012 e uma plataforma de multi-interessados está sendo criada para garantir que os signatários do setor possam receber feedback de uma ampla variedade de participantes, incluindo defensores de crianças e representantes nacionais.
Mais detalhes sobre os Princípios ICT e medidas a serem tomadas pelos signatários estão disponíveis em: http://www.gsma-documents.com/safer_mobile/ICT_Principles.pdf
- Carta de princípíos