O gigante chinês de comércio eletrônico Alibaba anunciou nesta terça-feira, 20, que investirá na Visualead, startup de tecnologia para criação de QR Codes – código de barras em 2D que ao ser escaneado por um smartphone, permite ao usuário acessar rapidamente o conteúdo digital acionado pelo mesmo.
Este é o primeiro investimento do Alibaba em uma empresa israelense. Segundo relatou uma fonte próxima ao acordo, o gigante chinês deve desembolsar menos de US$ 10 milhões pelo negócio.
A parceria permitirá à Visualead trabalhar com o serviço Mashangtao do Alibaba, que fornece aos vendedores dos sites Taobao e Tmall códigos que podem ser digitalizados pelos consumidores para promoções ou outros fins de marketing. Os comerciantes podem usar o serviço para gerar códigos para os usuários a rastrear pacotes ou ler informações sobre o produto.
Muito populares na China, os códigos QR são usados pelos consumidores para baixar aplicativos, resgatar cupons ou se inscrever em promoções. Muitos usuários chineses têm códigos QR únicos atribuídos às suas contas em redes sociais, que podem permitir a outros usuários digitalizá-los para vincular ou seguir as suas contas.