A sua estratégia de negócio está alinhada com o comportamento do consumidor?

0

O relacionamento entre empresas e clientes passa por mudanças constantes devido aos avanços tecnológicos que transformam os hábitos e formas de consumo das atuais e das novas gerações. Com isso, às empresas precisam adaptar e redesenhar suas estratégias de negócio e réguas de relacionamento considerando este cenário.

Com o número crescente de pessoas conectadas aos smartphones, é evidente a migração de usuários dos computadores para os celulares. Nesse cenário, como as empresas podem se diferenciar dos concorrentes? Surge a customização de serviços e produtos, ou seja, a necessidade das empresas se diferenciarem dos seus concorrentes. Ainda, precisam interagir em real time com seus consumidores de acordo com suas preferências de compra e contato como, por exemplo, o melhor momento do dia para comunicar sobre uma oferta ou enviar um lembrete do vencimento da fatura.

Assim, o SMS Marketing cumpre um importante papel na divulgação de marcas e produtos, pois atinge diversos públicos de maneira eficaz por ser compatível com todos os tipos de aparelhos celulares e ter altos índices de taxa de abertura de até 98%. E não é só isso, o recurso possui baixo custo, permite que as campanhas sejam rastreáveis e é bem aceito pelo público. De acordo com um estudo da W2O Group 52% dos usuários permitem envio de publicidade por meio de SMS.

Outras estatísticas comprovam essas transformações. Segundo pesquisa da Accenture sobre o mercado corporativo de SMS, o volume de mensagens de texto enviadas por empresas para consumidores finais (A2P) será de 6,6 bilhões em 2017 no Brasil. Para efeito comparativo, dentre os cinco países pesquisados, a Inglaterra terá o maior volume de SMS A2P em 2017(19,3 bilhões) e o Brasil ficará em segundo lugar. Alemanha (5,5 bilhões), Argentina (2,5 bilhões) e Espanha (2,2 bilhões) completam a lista.

Portanto, não basta a divulgação dos produtos. As empresas precisam conhecer os comportamentos de seus clientes e se relacionar com eles respeitando essa nova forma de interagir. Ainda, é necessário investir na diversificação do budget de marketing e entender o recurso de SMS como um meio rápido e assertivo na comunicação com os clientes.

Silvana Razeira, gerente de Negócios da Zenvia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.