A Airbus realizou a primeira decolagem totalmente automática baseada em visão utilizando uma aeronave de testes da família Airbus. Realizado no aeroporto francês de Toulouse-Blagnac, na França, a equipe de testes, composta por dois pilotos e três engenheiros de testes de voo, precisou apenas alinhar o avião à pista e esperar a liberação do controle de tráfego aéreo para acionar o piloto automático. A partir daí, o processo ocorreu de forma automática.
De acordo com o piloto de testes da Airbus, capitão Yann Beaufils, após mover as alavancas do manete para a posição de decolagem (como na foto acima), foi preciso apenas monitorar a aeronave. "Ela começou a se mover e acelerar, mantendo automaticamente a linha central da pista, na velocidade exata de rotação inserida no sistema. O nariz da aeronave começou a elevar-se automaticamente para atingir o valor esperado da inclinação da aeronave para a decolagem e, alguns segundos depois, estávamos no ar", completa.
O avião decolou por volta das 10h15 de 18 de dezembro e realizou um total de 8 decolagens em um período de quatro horas e meia. Em vez de depender de um sistema de aterrissagem por instrumentos (ILS) – tecnologia atualmente usada por aeronaves de passageiros – essa decolagem automática foi permitida pela tecnologia de reconhecimento de imagem instalada diretamente na aeronave.
A decolagem automática é um marco importante no projeto de taxiamento, decolagem e aterrissagem autônoma da Airbus (ATTOL). Lançado em junho de 2018, o ATTOL é um dos demonstradores tecnológicos de voo que estão sendo testados pela Airbus para entender o impacto da autonomia nas aeronaves. Os próximos passos do projeto contemplarão sequências automáticas de taxiamento e aterrissagem baseadas em visão, que acontecerão em meados de 2020.