ABRINT identifica 4 municípios em São Paulo com backhaul de fibra que não eram de conhecimento da Anatel

0

A ABRINT – Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações vem trabalhando há mais de um ano na atualização de munícipios que possuem o backhaul de fibra. Como a Agência Nacional de Telecomunicações não possuía uma lista atualizada com essas informações, a entidade disponibilizou uma ferramenta que permite aos provedores regionais associados informarem se realmente há ou não a rede na localidade. No mapa integrado na página da ABRINT, é possível clicar nos estados brasileiros e saber quantas e quais cidades não possuem o backhaul de fibra. Em São Paulo, das 52 cidades que a Anatel informa não ter o backhaul de fibra, 4 delas (Fernão, Pontalinda, Sales e São João de Iracema) já possuem, o que representa uma atualização de 8% dessa lista.

O trabalho é importante porque permitirá ao órgão regulador alocar as contrapartidas de investimento em backhaul de fibra dos vencedores da faixa exclusivamente aos municípios que realmente ainda não têm essa infraestrutura, atendendo dessa forma o objetivo da política pública que é melhorar a conectividade do País. Além disso, se evitará a duplicação de infraestrutura de rede, o mau uso de dinheiro público e a promoção de um desequilíbrio competitivo aos prestadores que já atuam nessas cidades.

O que é backhaul?

Backhaul é o termo usado para o segmento da rede que chega até os municípios, interligando-os com os backbones. São as ramificações do backbone que fornecem Internet às redes menores, como as dos provedores regionais, por exemplo.
Comparando com o sistema rodoviário, o backhaul seria as estradas menores e vias vicinais que chegam até as cidades mais afastadas.
Já Backbone são as redes utilizadas pelas operadoras para fornecer Internet para outras redes menores. São os grandes links de transmissão de dados a partir dos quais saem ramificações para atender outras redes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.