O LinkedIn anunciou um novo serviço de publicidade, incluindo uma nova forma para anunciantes atingirem usuários do site de contatos profissionais e, inclusive, de outros websites. O novo serviço, denominado LinkedIn Network Display, permite que os anunciantes comprem espaço publicitário no LinkedIn e em outros sites.
De acordo com empresa, o serviço permite ainda aos anunciantes atingirem grupos específicos de pessoas — por exemplo, executivos de venda de mídia — e mostrar-lhes anúncios no LinkedIn, bem como usar cookies de internet para continuar a anunciar online, mesmo depois de terem deixado o LinkedIn.
Embora para analistas a venda de espaço publicitário em outros sites torne o LinkedIn uma operadora de rede de publicidade, o chefe de soluções de marketing do site, Russ Glass, disse ao site re/code não vê-lo dessa forma. Em vez disso, ele vê o serviço como uma "rede de audiência", por meio da qual os anunciantes podem alvejar grupos específicos de pessoas para fazer propaganda, ao invés de sites específicos para anunciar.
O conceito não é novo. O Facebook oferece aos anunciantes o que chama de Rede Audiência, que faz algo semelhante usando uma vasta gama de dados de usuários da rede social. "Em vez de usar dados pessoais, o LinkedIn simplesmente direciona as pessoas com base nos seus dados profissionais", explicou Glass.
O LinkedIn também introduziu outra ferramenta chamada Lead Accelerator, um algoritmo que se destina a determinar o perfil do usuário no processo de compra. A partir daí aparecerá automaticamente o anúncio apropriado para esse usuário. Em outras palavras, é uma tecnologia para os anunciantes do LinkedIn saberem quando enviar seus anúncios e para quais usuários.