Volvo Cars apresenta solução de carros autônomos

0
3

A Volvo Cars apresentou nesta sexta-feira, 20, uma solução para que carros autônomos, ou seja, sem motorista, possam trafegar em ruas com carros comuns. A ideia é ter 100 automóveis com essa solução trafegando em Gotemburgo, na Suécia, em 2017, em algumas estradas pré-selecionadas.

A solução envolve uma combinação de sensores, lasers e câmeras instalados ao redor do carro que fazem uma leitura e monitoramento de tudo o que está à sua volta, como obstáculos, sinais de trânsito, pedestres e outros veículos. Estão sendo tomados cuidados com a segurança similares àqueles da indústria aeronáutica: o lançamento comercial só acontecerá quando o risco de acidente for baixíssimo. A ideia é que esses carros sejam capazes de operar tanto em condições comuns de trânsito quanto em situações de emergência.

É esperado que os carros autônomos do futuro tenham um sistema operacional que interaja com o smartphone dos passageiros. Apple e Google trabalham ativamente nesse sentido para garantir a integração com iOS e Android, respectivamente. No caso da Volvo, a fabricante sueca está comprometida com o Android Auto, versão da plataforma do Google para automóveis.

Deixe seu comentário