Como a Inteligência Artificial transformou a segurança da informação?

0

Cada vez mais sentimos os efeitos práticos da Transformação Digital no cotidiano empresarial. Isso se aplica em diversas frentes, desde ferramentas simplificadoras a sistemas de gestão organizacional. O conceito de Inteligência Artificial reflete diretamente nesses fatores, mas destaca-se igualmente como uma nova forma de se enxergar a segurança da informação.

Organizações de todos os tamanhos se deparam com um fluxo pesado de dados relativos a empregados e clientes, e um dos maiores desafios é garantir a integridade desse conteúdo a fim de evitar vazamentos e abordagens indevidas. Com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a urgência do assunto aumentará consideravelmente.

No último panorama estabelecido pelo Relatório de Riscos Globais do Fórum Econômico Mundial, especialistas classificaram fraudes e ataques cibernéticos como um dos grandes males do cenário atual. Para companhias, essa insegurança pode ser determinante para o insucesso do negócio.

É possível se defender de ameaças digitais e evitar falhas críticas. Nesse artigo, explicarei o papel da Inteligência Artificial na missão de se criar um sistema de segurança informacional eficiente. Acompanhe!

Afinal, como a IA funciona?

Quando cedemos ao imaginário popular, pensamos em Inteligência Artificial como robôs automatizados realizando tarefas de forma padronizada. Apesar de existir certa coerência nessa ideia, os processos que envolvem a terminologia são bem mais complexos e subjetivos.

Softwares e dispositivos que buscam desenvolver, com fidelidade, o raciocínio humano em sua maior essência. Na prática, as máquinas estão preparadas para aprender e retirar conclusões de informações disponíveis em suas memórias. É inegável a influência direta do avanço tecnológico como fator potencializador do uso da IA nas empresas. Com o tempo, encarou-se a alternativa como uma grande aliada em funções distintas, principalmente em termos de proteção e segurança.

Observar padrões de comportamento e identificar, através de análises assertivas, chances reais de ameaças e anormalidades. Com essa premissa, podemos nos aprofundar nos reais benefícios por trás da Inteligência Artificial.

Protagonismo na segurança da informação

Partindo para o campo de soluções de análise, a unificação de IA e segurança da informação tem se mostrado uma alternativa de valor para executivos que desejam implementar um sistema coeso de proteção de dados.

O valor informacional cresceu exponencialmente nos últimos anos. Trata-se de um ativo das empresas, e o nível de exigência, tanto do mercado consumidor, quanto do governo através de formatos regulatórios, acompanhou essa tendência. Os antivírus, que antes limitavam-se a identificar arquivos maliciosos compatíveis com registros anteriores, agora serão otimizados.

Com alto poder analítico, a Inteligência Artificial será responsável por examinar uma alta quantidade de dados, inofensivos e prejudiciais, a fim de formular um algoritmo sobre eles. Através do parâmetro criado, os sistemas de segurança terão facilidade em identificar potenciais riscos à infraestrutura interna. Há de se destacar que a IA também conta com o poder de aperfeiçoamento gradual, aprendendo com suas próprias projeções.

Porta de entrada para o Compliance

Uma cultura organizacional orientada a Compliance é um dos objetivos compartilhados pela grande maioria das empresas nacionais. Com o passar do tempo, evidencia-se a importância de uma política interna comprometida em respeitar normas vigentes e permanecer em harmonia com a lei. Isso têm relação direta com a implementação da Inteligência Artificial como pilar sistêmico.

Afinal, a segurança de uma organização vive interligada com a economia da mesma. Se uma falha crítica ocorrer, o prejuízo não refletirá somente na reputação, mas na saúde financeira como um todo. As ameaças são variadas e os efeitos, dependendo da gravidade do caso, podem desestabilizar um negócio.

A ocorrência de ataques cibernéticos e vazamentos de dados é real, cabendo aos líderes a oportunidade de utilizar de um olhar estratégico para transformar a perspectiva de segurança em suas empresas. E você? Sente que poderia melhorar esse aspecto em seu cotidiano empresarial? Participe desse debate e faça essa reflexão!

Luiz Marcelo Penha, co-founder e COO da Nextcode.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.