Na América Latina, em média, 70% a 80% dos varejistas ainda utilizam sistemas desenvolvidos in-house, segundo Victor Marcial Moreno, diretor de varejo da SAP para a América Latina, em palestra no SAP Forum 2008 nesta quinta-feira, 20/3. Ele assegurou que a SAP será uma das empresas do mercado de software corporativo a encabeçar o movimento de inovações no varejo da região.
?Estamos preparados para ajudar os negócios do setor de varejo, desde a compra até questões de governança, passando por gestão de negócios, relacionamento com o cliente e inteligência de negócios, entre outros processos?, afirma Moreno.
Durante a apresentação, o executivo destacou algumas tendências tecnológicas e operacionais para o varejo. Ele explicou que a plataforma de processos de negócios (Business Process Platform, ou BPP, na sigla em inglês) da SAP é essencial para a integração de todas as tecnologias por trás das ações e sistemas necessários para o sucesso dos negócios.
?As empresas do segmento devem continuar em constante comunicação com seus fornecedores, mas precisam, ao mesmo tempo, reinventar modelos de negócios, além de começar a pensar em estratégias e soluções que enfatizem ainda mais o relacionamento com seus clientes?, diz Moreno. "
É preciso que a empresa tenha a capacidade de analisar a satisfação e o comportamento do seu cliente para oferecer melhores serviços", indica. "Os varejistas precisam dar motivos para que seus clientes retornem à loja", completa.