Portal de informação legislativa e jurídica será lançado em maio

0

No dia 19 de maio será lançado o Portal LexML, rede de informação legislativa e jurídica na internet, que já contará com 1 milhão de documentos disponíveis. O anúncio foi feito pelo diretor-adjunto da Secretaria Especial de Informática (Prodasen), Deomar Rosado, em reunião da Comunidade de TI e Controle.
"Será o Google da legislação brasileira, com a diferença de que será mais rápido porque é mais específico. Com três cliques, o usuário terá o texto que procura na tela do computador", afirmou Rosado.
O LeXML Brasil é um portal (www.lexml.gov.br) inspirado na experiência italiana. O seu principal objetivo será facilitar o acesso do público, pela web, a textos de leis, decretos, acórdãos e súmulas.
A legislação produzida nas esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil será incluída nessa rede de informação legislativa e jurídica.
O trabalho da Comunidade de TI e Controle será organizar, integrar e dar acesso às informações disponíveis nos diversos portais de órgãos do governo na internet. O grupo é formado por diretores e secretários de tecnologia da informação e diretores e secretários de documentação e informação de 18 órgãos federais que compõem a comunidade.
Segundo texto de divulgação do Prodasen, o projeto estabelece "padrões abertos, integração de processos de trabalho e compartilhamento de dados de interesse comum que permitam a identificação e a estruturação de informações legislativas e jurídicas".
O LexML está hospedado em servidores da Prodasen com diversos recursos de pesquisa que facilitam a busca por informações legislativas e jurídicas espalhadas por servidores e instituições de todo o país. As formas de pesquisa foram elaboradas de modo a facilitar ao máximo o acesso às informações. As informações são da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.