Comer pizza é inerentemente social. Então, que tal colocar no mercado uma pizza igualmente social? Os profissionais de marketing da Domino's Pizza da Austrália lançaram o desafio e convocaram os quase 500 mil fãs da marca no Facebook a montar a receita da sua "pizza social', a primeira do mundo, segundo eles.
Desde esta segunda-feira, 19, seguindo pelos próximos dias, os fãs da marca escolherão os ingredientes da nova pizza. Em dias sucessivos, serão votados a crosta, o molho e a cobertura favoritos. A seleção mais popular será acrescentada à receita.
O resultado final entrará para o cardápio da Domino's e será batizado com um nome a ser sugerido também pelos fãs no Facebook. A competição começa no dia 27 de março, e premiará o vencedor com US$ 1.000,00
De acordo com Matt Barnes, diretor interativo na BMF Sydney, a agência responsável pela criação da campanha, a ideia é fazer os usuários voltarem à página da marca todos os dias, para votar e ver as opções mais populares. E gerar neles a expectativa de provar a pizza, depois de pronta.
A Domino's, a exemplo de outras marcas, aprendeu na prática e de forma dolorosa como as redes sociais podem ajudar ou ser deletérias à reputação de uma marca. Em 2009, dois dos seus funcionários fizeram um vídeo com uma brincadeira de mau gosto enquanto faziam sanduíches.
O vídeo teve efeito viral com grande impacto negativo na reputação da empresa e resultou na prisão dos dois envolvidos. Desde então, a empresa assumiu uma postura proativa na rede, com objetivo de sanar os arranhões na imagem.
(com informações do Social Commerce Today)