A Ingran Micro Brasil anunciou na quinta-feira, 19, que pretende oferecer a seus parceiros de negócios uma plataforma em cloud para que possam revender produtos no modelo SaaS. Ele está ainda num piloto com Microsoft Azure em 20 revendas, que deve somar a mais 20 no segundo semestre, após solucionar uma questão de tributação.
Diego Utge, diretor geral da Ingram Micro Brasil, explicou que esse modelo de negócios já está disponível no exterior, após a empresa comprar a Softcom do Canadá, e também investir cerca de US$ 2 milhões em soluções de analytics para gerenciar a demanda inteligente na nuvem. O romeno Gabriel Balo, profissional com 17 anos de atuação na Ingram Micro, seis últimos dos quais dedicados a cloud, será o líder desse programa no país.
Outro novo segmento de mercado que a Ingram também começa a oferecer no Brasil será o reparo e recondicionamento de dispositivos móveis e set-top box de aparelhos de televisão, após a aquisição da Anovo, que por sua vez comprou a Tektronix Brasil em fevereiro passado.
Ele também anunciou a ampliação do programa Venture Tech Network (VTN), para gerar oportunidades e fortalecer o desenvolvimento dos canais, envolvendo um grupo de revendas de soluções tanto para mercado corporativo como SMB (pequena e média empresa).
"O Corporate Alliance by VTN é voltado a parceiros que já tenham relacionamento e histórico de compras na Ingram Micro, pois estes dados serão utilizados para auxiliar no desenvolvimento e geração de demanda em clientes finais – um dos pontos fortes do programa", diz , acrescentado que para esse grupo a "haverá um plano estratégico e tático com foco em vendas incrementais".
Os revendedores que fazem parte dessa comunidade trocam experiências e combinam recursos para oferecer um portfólio por verticais e indústrias, composto por duas ou mais soluções de diferentes fornecedores, buscando atender as empresas que querem um projeto completo. O programa começou para canais da área de Advanced Solutions, que atua com as unidades de valor Cisco, Emerson, HP, IBM (hardware e software), Juniper e Smart.
Os canais participantes receberão leads dos fabricantes e terão acesso a um calendário de treinamentos comercial e pré-vendas – básico, intermediário e avançado, conceitos de gestão e administração de empresa, boas práticas de mercado, organização quanto a demandas junto aos fabricantes, apoio e oferta de Soluções Financeiras e auxílio na geração de novas oportunidades por meio de análise conjunta do perfil de compra de clientes finais e oferta diferenciada – com Business Intelligence da Ingram Micro.
O programa Corporate Alliance by VTN contará com diferentes categorias para garantir a transparência e simplificar o entendimento pelos parceiros. Durante o evento, os canais presentes puderam conhecer o novo programa em detalhes. Também foi apresentado o formato inovador de oferta de soluções na nuvem e o executivo que acaba de assumir a unidade de Cloud no Brasil.