Três passos para construir uma melhor cultura de Big Data

0

A promessa contida nos conceitos Big Data e Analytics parece bastante simples. Coletar o máximo de dados díspares e não estruturados, a partir do maior número de fontes possíveis, e analisá-los com o objetivo de descobrir novos padrões, apoiar decisões de negócios e desencadear inovações. Se é assim, por que então há tão poucas organizações verdadeiramente se beneficiando dos avanços em Business Intelligence (BI) e Analytics?

A resposta, de acordo com pesquisas recentes, não está no data center, mas sim no aspecto cultural corporativo.

O esforço deve começar no topo da organização, de acordo com o Ciclo Virtuoso de Dados, um levantamento com 362 líderes de negócios realizado no ano passado pela Economist Intelligence Unit (EUI) e Teradata. Uma visão forte e dinâmica são vitais para a criação de uma cultura que envolva dados e fatos como a principal base para a tomada de decisão.

"Não existe substituto para um líder corporativo que tenha encontrado a sua religião nos dados e análises", disse Russell Glass, Diretor de Marketing de Produtos do LinkedIn, durante um webcast detalhando as conclusões do estudo. É fundamental para os líderes de nível C estarem abertos à possibilidade de erro e comprometidos com a descoberta da verdade por meio dos dados. Isso se eles pretendem construir um negócio fundamentado em dados que os levará a superar a concorrência, acrescentou Glass.

Mas o desafio do Big Data não termina na sala de reuniões. A maioria das organizações com desempenho acima da média e que estimulam a análise de dados entende que os funcionários também precisam estar envolvidos neste esforço. Tornar os dados universalmente disponíveis, associá-los aos objetivos de negócios do dia a dia e investir em treinamento de funcionários, são aspectos necessários para se construir uma cultura equilibrada,  altamente funcional e impulsionada pelos dados, dizem os pesquisadores.

"Uma excelente divulgação, treinamento e acompanhamento do programa é realmente imperativo", disse David Trimm, CIO da gigante de aluguel de carros Hertz, durante a sessão. "Você tem que estar sempre atento, reforçando, lembrando e reciclando a mensagem continuamente".

"Sintonia no topo da corporação, seguida de uma excelente execução, são provavelmente os fatores-chave para o sucesso", acrescentou Trimm.

Então, como as empresas globais estão se saindo em suas aspirações de Big Data? Não muito bem, revela o estudo. Apenas um quarto (25%) dos executivos diz que os funcionários de suas empresas são capazes de extrair facilmente informações relevantes a partir dos dados que são capturados e postos à sua disposição.

O EUI sugere três etapas para a construção de uma cultura corporativa fundamentada em dados, que podem ajudar qualquer organização a aproveitar melhor as informações disponíveis e a usar a tecnologia de análises para melhorar o desempenho geral da empresa:

Construir uma base de tecnologia

Com os dados que entram em uma organização provenientes de uma variedade de fontes, tais como transações de clientes, fluxos de sensores e interações de mídias sociais, o primeiro passo é implantar as ferramentas necessárias para coletar, processar e visualizar as informações de maneira útil e efetiva. Para isto, são necessários repositórios de armazenamento de dados alta capacidade, bancos de dados modernos e aplicações de Big Data especializadas que podem ser utilizadas ??para encontrar padrões e dar sentido à torrente de dados.

Atrair o talento certo

Nem os melhores repositórios de armazenamento e bancos de dados relacionais do mercado podem substituir as habilidades necessárias para a manipulação e o entendimento das informações. As organizações precisam de membros qualificados em reimaginar os usos da informação e no desenvolvimento de abordagens científicas para analisar os dados. Empregar cientistas de dados e analistas de negócios experientes é fundamental para o sucesso. Muitas das empresas mais progressistas consultadas pela EIU deram o passo inicial com a criação de novos cargos, como Chefe de Dados, para gerir as suas iniciativas de Big Data.

Desenvolver uma visão empresarial e cultural

Com uma base tecnológica apropriada e as habilidades em prática, a etapa final envolve a conscientização do valor da tomada de decisões com base nos dados para a empresa como um todo. As organizações devem criar e fomentar uma cultura que englobe dados e fatos e os aplique ao negócio, todos os dias. Como vimos, o esforço requer tanto abordagens de cima para baixo quanto de baixo para cima, para garantir que toda a empresa esteja alinhada ao novo paradigma.

Uma vez que uma organização tenha as ferramentas, as habilidades e a cultura necessárias para conduzir um negócio  baseado em análises, ela estará então pronta para realizar o objetivo final de qualquer iniciativa de Big Data: Ser criativa e inovadora com as informações e continuamente encontrar novas maneiras de alavancar suas capacidades centradas em dados.

"A chave para o sucesso no futuro é construir uma organização que possa inovar com os dados", disse Rod Morris, antigo vice-presidente sênior de marketing e operações da Opower, empresa de serviços em nuvem que fornece aplicativos SaaS (Software as a Service) para as indústrias de energia e utilities. "Para dispersar os dados, democratizar as ferramentas e libertar a criatividade dos funcionários".

Kristin Amico, relações públicas da ClickSoftware.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.