A Edenred Brasil, por meio de sua Divisão Frota e Soluções de Mobilidade para o mercado rodoviário, apresenta o Freto, plataforma totalmente digital desenvolvida para conectar diretamente transportadores autônomos ou frotistas com o embarcador, funcionando como um marketplace da indústria para transporte de carga pesada.
No painel do Freto, os transportadores podem consultar as cargas disponíveis, o volume e o valor do frete. "Com o Freto, oferecemos ganhos em agilidade e em redução de custos operacionais e simplificamos todo o processo necessário para a contratação de um transportador. O match, que é a conexão da disponibilidade da carga com o aceite do trabalho, é feito pelo smartphone e pode levar somente 1 minuto", explica o Diretor de Mercado Rodoviário da divisão de Frota e Soluções de Mobilidade Edenred Brasil, Thomas Gautier.
Os dados da mercadoria e o valor definido para o transporte são cadastrados diretamente pelo embarcador e diante da disponibilidade, basta sinalizar com um clique o interesse no transporte e a contratação é iniciada. A novidade vem para revolucionar as negociações de frete e reforçar a expertise de 25 anos do grupo no mercado rodoviário brasileiro e o posicionamento da divisão como pioneira em criar um portfólio completo e direcionado ao mercado de transporte rodoviário de cargas.
Os embarcadores acessam a lista dos caminhoneiros interessados no seu frete, que ingressam na plataforma após atenderem critérios de compliance, como habilitação específica e permissão para o transporte de determinadas cargas, processo que faz da plataforma uma aliada para garantir as regras estabelecidas para o setor.
O Freto explora um nicho do mercado em que o embarcador se utiliza, principalmente, da terceirização. A plataforma, que pode ser baixada em forma de aplicativo disponível para Android, já mostrou a que veio, e traz números iniciais que justificam a necessidade do setor. Durante o piloto realizado nos últimos meses, foram homologados 20 mil transportadores, realizadas mais de 100 mil contratações (matches) e a avaliação de experiência dos usuários atingiu a marca de 4,9, no ranking de satisfação dos clientes de aplicativos do Google.
"Como em todas as iniciativas que oferecemos, transformamos nosso conhecimento de mercado da logística em inteligência para o dia a dia de nossos públicos. Ao oferecer uma nova tecnologia que simplifica e flexibiliza a movimentação de cargas, também proporcionamos para o setor como um todo o ganho de tempo, aspecto que vem de encontro com o propósito de existência do nosso negócio", ressalta Gautier.