Startups ajudam varejistas a aumentar eficiência operacional

0

As startups têm chamado a atenção de varejistas de grandes redes para melhorar a eficiência financeira e operacional com vista à otimização dos resultados. Marcas como Chilli Beans, O Boticário, Havaianas, Hering, Fotóptica, entre outras, já estão levando inovações tanto para suas lojas próprias, como também para seus franqueados, na busca por melhores resultados.

O Finanças 360º, plataforma que auxilia na gestão financeira inteligente de franqueados de grandes redes, é uma dessas empresas inovadoras. A startup já atua com mais de 2500 lojas de todo o País.

Carbonell, que também é franqueado do Grupo O Boticário, percebeu a demanda por essa solução a partir da experiência própria. Ele conta que a gestão financeira por si só não era a principal dificuldade. A questão que mais preocupava era a parte da conciliação do recebível por vendas feitas no cartão. Só neste ano clientes da plataforma já recuperaram aproximadamente R$ 10 milhões de reais que haviam sido deixados na mesa das operadoras.

Quem também tem levado inovação, desta vez do ponto de vista da operação, é a FX Retail Analytics. A startup leva uma solução que fornece métricas para o varejista entender melhor o comportamento do consumidor em lojas e shopping centers.

Por meio de dispositivos IoT (Internet das Coisas), é possível capturar dados e viabilizar indicadores como taxas de conversão, de atratividade, tempo de permanência, de frequência e até mesmo identificar o perfil do cliente antes mesmo dele chegar ao checkout.

A tecnologia já está em uso por mais de 1200 lojas de grandes redes, como Hering, Boticário, Grandvision by Fototica, Lacoste, The Beauty Box, Lindt, entre outras. O objetivo principal é proporcionar maior transparência e autonomia aos gestores, entregando além do trivial fluxo, com acuracidade de 95%, possibilidades de identificar pontos de melhoria e ainda oferecer uma experiência elevada ao consumidor através dos recursos de Wi-Fi e Beacon também disponíveis na solução.

De acordo com um estudo realizado pela Liga Ventures, aceleradora que ajuda grandes empresas a criarem programas de inovação, existem hoje 293 startups que estão entregando valor para o varejo em diferentes áreas. O levantamento mostrou que os grandes varejistas buscam diferenciação em temas como atração de clientes, experiência de loja, entregas, fidelização e gestão financeira inteligente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.