Considerado um dos principais festivais de tecnologia e inovação do mundo, o South by Southwest (SXSW) terminou no último sábado (16) deixando lições valiosas para o futuro da sociedade. O evento é um prisma pelo qual a luz da inovação é refratada em múltiplas cores de possibilidades, e antecipa temas que serão tendências globais em inovação, tecnologia e comportamento pelos próximos anos.
Durante os oito dias do festival, embarquei em uma expedição através de territórios desconhecidos de conhecimento, navegando por cerca de 35 palestras que me desafiaram e inspiraram. As evoluções do uso da inteligência artificial e o spatial computing (computação especial) estão entre os principais temas que reverberaram nessa aventura inesquecível pelo mundo da tecnologia e inovação, que guiarão os próximos passos.
Aqui estão os insights mais valiosos do South by Southwest:
AI: Desvendando as capacidades de amanhã
Palestras iluminadoras com executivos da AMD e da Intel — Lisa Su e Wei Li — abriram caminho para discussões sobre como as inovações em hardware estão reformulando a capacidade de processamento. A noção de que os modelos de AI atuais estão ávidos por dados, consumindo quase tudo o que temos online, se destacou como um tema central, prenunciando o advento de novas tecnologias em AI, como os Large Array Models (LAMs), que prometem impulsionar nossa capacidade de inovação rapidamente.
A inteligência artificial evolui a passos largos. Diante disso, é preciso estar atentos às nossas aplicabilidades e avanços da ferramenta. E, mais do que isso, observar as outras novidades que estão sendo adicionadas. Segundo Lisa Su, "A inteligência artificial é a melhor tecnologia que veio nos últimos cinco anos. Ela nos dá a possibilidade de tornar tudo mais simples, mas isso só é possível com computação".
Pessoas: O pulsar das equipes
No domínio do treinamento e desenvolvimento de equipes, o chefe de design de aprendizagem na MasterClass, John Scott, entregou uma verdadeira aula sobre como a educação moderna deve evoluir. Com o tema Learning in Unexpected Ways: Power of Personal Narratives ("Aprendendo de maneiras inesperadas: o poder das narrativas pessoais"), ele destacou a importância de fomentar conversas difíceis e de abraçar um mindset explorador e adaptável.
Este enfoque abordado por Scott, no qual o mindset é mais importante que a técnica, ressoa como uma orientação crucial para os líderes e educadores prepararem suas equipes para o desconhecido.
Spatial Computing: entre a realidade e o virtual
A experiência com o Apple Vision Pro foi um destaque inesquecível no SXSW, simbolizando o salto iminente rumo ao Spatial Computing (computação espacial). A tecnologia combina realidade virtual e realidade aumentada para integrar os mundos virtual e físico, proporcionando experiências incríveis e com alto nível de imersão. Para usar os óculos não é preciso controles físicos. A presença de microfones, câmeras e sensores permite ativação de comandos de voz, gestos e até olhares.
Além do Apple Vision Pro, a computação especial estará cada vez mais presente em nosso cotidiano muito em breve. Dispositivos como o Samsung Ring e o Ray-Ban Meta sinalizaram um futuro próximo, no qual a integração entre nossos aparelhos e o ambiente será a chave para uma tecnologia com eficiência sem precedentes.
Fechamento: O legado do SXSW
O SXSW transcende a definição de um festival: é um epicentro de pensamento avant-garde e de criatividade ilimitada. Das discussões sobre AI até as estratégias de desenvolvimento de equipe e demonstrações de tecnologia emergente, a imersão em Austin, no Texas é uma odisseia de inovação que abre caminho para novas visões e aprendizados.
Não há dúvidas de que as ideias semeadas aqui prometem florescer em transformações futuras. Por isso já estou ansioso pela próxima edição do festival e pronto para mergulhar em novas e incríveis descobertas, a fim de dar continuidade a esta jornada extraordinária de conhecimento com as mentes mais brilhantes do mundo.
Ricardo Martins, diretor de Operações e Tecnologia do Grupo Zanon.