DOJ impõe condições para compra de patentes da Novell

0

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ, na sigla em inglês) anunciou nesta quarta-feira, 20, que o consórcio CPTN Holdings, formado por Microsoft, Oracle, Apple e EMC, concordou com as condições para a compra de parte das patentes da Novell, por US$ 450 milhões. O órgão impôs regras para garantir que o negócio não prejudique a comunidade open source americana, que vinha criticando a transação, nem a competição no mercado de tecnologia da informação e comunicações.
A aquisição das patentes da Novell pelo consórcio, anunciadas no ano passado, fizeram parte de uma negociação para a compra da fabricante de software de infraestrutura para a Attachmate Corporation, por US$ 2,2 bilhões (veja mais informações em "links relacionados" abaixo). As regras do DOJ para liberar a aquisição visam principalmente os software da Novell baseados em Linux, que poderiam ser descontinuados caso a compra fosse concretizada em seus termos originais.
Entre as imposições feitas ao CPTN, a principal é que todas as 882 patentes Novell adquiridas sejam submetidas à GNU General Public License, espécie de biblioteca de tecnologias de código aberto, e à Open Invention Network (OIN), entidade que gerencia as licenças de software baseadas em Linux.
Quanto às condições impostas às empresas especificamente, a Microsoft está obrigada a passar a propriedade das patentes da Novell para a Attachmate, mas sem perder o direito de usá-las; a regra vale também para as outras três empresas. A EMC, por sua vez, deve desistir da compra de 33 patentes relacionadas a software de virtualização. Nenhuma das empresas participantes do CPTN pode fazer qualquer comentário, ou tomar qualquer atitude, que vise influenciar a Novell a mudar a licença das patentes relacionadas a Linux, sob ameaça de serem penalizadas judicialmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.