BT lança serviço de hacking ético para mercado de carros conectados

0

BT anuncia o lançamento do BT Assure Ethical Hacking for Vehicles (serviço BT Assure de Hacking Ético para Veículos), um novo serviço de segurança desenvolvido para testar a exposição de veículos a ataques cibernéticos e contribuir para o trabalho dos desenvolvedores de soluções de segurança.

Hoje os veículos – tanto automóveis como caminhões, ônibus, tratores ou qualquer outro tipo – contam com várias opções de conectividade, como, por exemplo, Wi-Fi, links 3G ou 4G, Bluetooth e outras tecnologias sem fio. Isso permite a utilização de uma série de aplicações a bordo, além de serviços de valor agregado, como sistemas preditivos para fugir de congestionamentos no trânsito, que ajudam a reduzir emissões de carbono e a melhorar o desempenho e a segurança do veículo. Cada vez mais os veículos se conectam por meio de sistemas eletrônicos, usando ferramentas de navegação, segurança, informação e entretenimento.

A disseminação dessas tecnologias traz preocupações quanto ao possível acesso de hackers ao controle das funções dos veículos, ou ao uso para fins comerciais das informações relativas aos hábitos de seus motoristas sem que eles saibam ou consintam nisso. Assim como no caso de outros dispositivos conectados à "Internet das Coisas" (Internet of Things, ou IoT), a segurança e integridade dos dados é de vital importância para impedir o acesso não autorizado e até mesmo o sequestro remoto do veículo.

A equipe global de especialistas em segurança da BT inclui "hackers éticos", capazes de oferecer um método padronizado de teste que simula ataques de hackers, informando sobre possíveis vulnerabilidades e oferecendo recomendações. Assim, a BT estende seu conhecimento e experiência a fabricantes de veículos, seguradoras e outras empresas que compõem a indústria automotiva, para que possam identificar e corrigir vulnerabilidades antes de entregar as chaves ao proprietário de um veículo. Para garantir que o veículo permaneça em segurança ao longo de toda a sua vida útil, a BT também oferece suporte permanente no combate às ameaças.

BT Assure Ethical Hacking for Vehicles engloba uma série de testes que visam as "superfícies de ataque" de um veículo. Ou seja, interfaces que podem acessadas dentro dos veículos – conexões Bluetooth, portas USB e unidades de DVD, por exemplo – e conexões externas, como links para redes móveis ou de tomadas elétricas. A BT visa uma segurança completa, com testes e verificações de todos os sistemas que interagem com o veículo. O objetivo final é identificar vulnerabilidades que possibilitem configurações não autorizadas ou a introdução de malware no veículo. Esses sistemas remotos podem incluir os laptops de engenheiros de manutenção, prestadores de serviços de informação ou entretenimento, etc.

Udo Steininger, diretor da área de direção automatizada e assistida da TÜV SÜD, comenta que "dentro de alguns anos, a maioria dos veículos sairá de fábrica com conexão à Internet ou outras redes, para diferentes propósitos como navegação, manutenção, entretenimento ou direção cooperativa – e o motorista espera a mesma facilidade de uso de um smartphone. Estamos diante de complexos desafios para a indústria automotiva, pois os carros vêm sendo equipados com sistemas que não foram projetados para conectar veículos ao mundo exterior. O setor precisa unir forças, reunindo fornecedores, especialistas em segurança de TI e organismos de certificação para chegar à padronização de interfaces e normas de segurança para o veículo conectado".

Hubertus von Roenne, vice-presidente de práticas setoriais globais da BT Global Services, observa que "os veículos hoje são dispositivos conectados, colocando os fabricantes e seus fornecedores frente a um novo tipo de desafio à segurança. Já vimos, por exemplo, carros infectados com malware ao se conectarem para recarga elétrica porque simplesmente ninguém imaginou que isso fosse possível. Com o conhecimento e experiência de nossos consultores de ethical hacking identificamos essas vulnerabilidades hoje – antes de qualquer outra empresa. A BT tem décadas de experiência em segurança de dispositivos conectados e sistemas integrados em diversos setores, e estamos muito satisfeitos em estender esta experiência à indústria automotiva".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.