A Microsoft anunciou nesta terça-feira (19/6) na NXTcomm 2007, congresso e exposição do setor de telecomunicações que acontece até esta quinta-feira (21/6), em Chicago (EUA), o nome para sua plataforma de IPTV para as operadoras, que foi batizada de Mediaroom, que também receberá o mesmo nome para oferta ao consumidor final.
Num primeiro momento, a empresa teve dúvidas se o novo nome agradaria ao consumidor, admite Christine Heckart, gerente geral de marketing mundial da Microsoft TV, divisão da companhia responsável pelo desenvolvimento de produtos para IPTV. Ele reconhece que a nova marca pode não se tornar amplamente conhecida no mercado, mas disse acreditar que é apenas uma questão de tempo para o produto ganhar familiaridade entre os consumidores. ?Apenas agora estamos tornando o produto disponível para nossos clientes, e eles já usam esse nome.?
De acordo com a executiva a operadora francesa T-Online, por exemplo, solicitou autorização para usar a nova marca em seu novo serviço de IPTV que será lançado brevemente. Heckart diz que a Microsoft agora vai conduzir uma pesquisa com a idéia do branding para testar o quão forte é o nome entre os consumidores e até que ponto eles o associam com o conceito de inovação tecnológica.
Para o analista do Yankee Group, Vince Vittore, a marca Microsoft obviamente é bastante conhecida, mas ele diz que vai ser preciso verificar até que ponto isso vai ter algum peso entre o público que assiste TV. Ele avalia que, embora a Microsoft possa ser vista como uma companhia mais velha, quando comparada com a Apple ou o Google, especialmente entre os consumidores mais novos, ela tem a vantagem de ser vista como uma empresa que representa coisas novas e inovativas entre o grupo de consumidores mais velhos, que, apesar de serem os chamados early adopters, pagam para ter acesso a novos serviços. ?Toda tecnologia tem os mais jovens como seus grandes impulsionadores, mas não são eles que pagam as contas.?
Além do novo nome, a Microsoft está lançando também alguns recursos novos para o Mediaroom, incluindo o Come Media Sharing, um aplicativo que permite o compartilhamento de meios pelo usuário. Com ele, segundo a empresa, os usuários podem compartilhar em seus PCs, games, fotos ou músicas digitais por meio do serviço de IPTV. Haverá uma opção no menu com "minhas fotos" ou "minha música" para que o consumidor compartilhe com outro. Paralelamente, está incorporando um browser e aperfeiçoando a capacidade multivisão para que o usuário-telespectador possa assistir a múltiplos canais ao mesmo tempo.