O Facebook deve se tornar neste ano o maior site dos Estados Unidos em receita com publicidade no formato de display – ou display advertising (anúncios em banners, imagens etc.), como também é chamado -, superando o até então líder Yahoo, segundo projeção da eMarketer. O site de relacionamento deve abocanhar 17,7% dos gastos dos anunciantes em display advertising neste ano, ante 12,2% de 2010. Com isso, o montante obtido pelo Facebook com display advertising saltará de US$ 1,21 bilhão para US$ 2,19 bilhões no período, quase dobrando.
A participação do Yahoo, por sua vez, recuará de 14,4%, em 2010, para 13,1% neste ano, embora a receita obtida com publicidade em display deva crescer 34,4%, para US$ 1,85 bilhão. O avanço menos acelerado será o principal motivo para o Facebook ultrapassar o Yahoo.
Já o Google, cuja receita come display advertising deve subir de US$ 860 milhões para US$ 1,15 bilhão, fechará este ano com 9,3% de participação no orçamento total dos anunciantes.
Em 2012, a eMarketer estima que o Facebook ampliará a vantagem no mercado americano, alcançando receita de US$ 2,87 bilhões com anúncios em display e respondendo por 19,4% do orçamento para publicidade na web. O Yahoo continuará perdendo espaço e sua fatia deve cair para 12,5% em 2012, totalizando US$ 1,85 bilhão. Quem se aproveitará dessa queda é o Google, que encostará de vez no Yahoo em 2012, alcançando market share de 12,3% e receita de US$ 1,82 bilhão.
- Dianteira