Pensar em ações práticas de fácil execução para combater as mudanças climáticas. Essa é a missão do ClimAI – primeira IA do Brasil orientada para ajudar pessoas de todas as idades e contextos sociais a melhorar seu entendimento sobre a crise climática e meio ambiente.
Projetada no formato de um simpático chatbot adaptado à realidade brasileira, a ferramenta foi desenvolvida com API do ChatGPT pela Bion Global, cleantech brasileira, especializada na convergência entre inovação e sustentabilidade.
A ClimAI oferece uma gama de conteúdos sobre meio ambiente, ciências do clima, natureza, soluções baseadas em pessoas (conceito que rege o projeto), mobilidade, reciclagem, ESG, além de dicas sobre como consumir de forma consciente e viver com sustentabilidade.
"Nossa solução está na fase de testes (beta), mas já pode ser acessada gratuitamente por qualquer pessoa que precise de informações sobre meio ambiente e clima. O chatbot pode responder desde questões básicas sobre mudanças climáticas até ajudar pessoas e empresas a calcular sua pegada de carbono e traçar estratégias personalizadas para cortar emissões de C02. Tudo em uma linguagem muito acessível para todos os públicos", afirma Marcio Rodrigues, o ecologista empreendedor social, CEO e Founder da Bion.
O projeto está sendo avaliado pelo Ministério das Relações Exteriores, para participar do Digital Innovation Alliance, evento de inovação do G20, que ocorrerá em agosto em Bangalore, na Índia.
"A Índia está apostando com força nas people-based solutions para fazer frente à crise climática, o que tem total sinergia com o que o tipo de solução que nossa plataforma desenvolve", completa Marcio.